Conheça o novo sistema inteligente de airbag que aumenta a proteção dentro de um Ford

””

A Ford desenvolveu um sistema inteligente de airbags inédito em toda a história da indústria automotiva. Trata-se de uma combinação de seu Personal Safety System™ (sistema segurança personalizado) com novas tecnologias de cintos de segurança e um conjunto de sete airbags. Este novo recurso atende às necessidades de proteger os passageiros em caso de impacto frontal ou lateral de acordo com o tamanho dos ocupantes do veículo, aumentando sua segurança.

O Personal Safety System™, já disponível em alguns veículos da linha atual na América do Norte, é composto de uma rede de componentes que trabalham juntos para adequar a ativação dos airbags dianteiros durante uma colisão frontal.

Ele funciona da seguinte forma: o módulo de controle de retenção (RCM, na sigla em inglês) processa a informação coletada pelos sensores de impacto frontal, a força aplicada nos cintos de segurança dianteiros, posição do assento do motorista e o sensor de peso do assento do passageiro e ainda mede a velocidade de desaceleração do veículo, além do fato de motorista e passageiros estarem ou não com seus cintos de segurança afivelados.

Com base nesta informação, o RCM ativa os pré-tensionadores dos cintos e determina de que forma os airbags frontais de duplo estágio irão funcionar. As principais novidades deste sistema são os pontos de ancoragem e as travas anti-impacto instalados na parte dianteira do veículo. Tais recursos permitem tensionar fortemete o cinto de segurança sobre os quadris do ocupante do veículo em uma fração de segundo em impactos de maior gravidade.

Os novos airbags laterais, por sua vez, estão posicionados abaixo das regiões da pélvis e do peito e incorporam uma nova tecnologia que os infla mais ou menos, de acordo com o tamanho dos ocupantes, de forma que pessoas menores sejam submetidas a uma pressão mais moderada, o que evita lesões que poderiam ser causadas por pressão não adequada a seu peso e tamanho.

””

Isso é possível porque o compartimento, ou túnel, de ventilação dos airbags fica posicionado conforme a altura dos ocupantes, levando em conta a altura do ombro da pessoa. No caso de passageiros maiores (veja fotos abertura do post), o contato físico com ombro do passageiro bloqueia a ventilação, o que impede a saída do ar e faz com ele se mantenha no interior do airbag. E no caso de pessoas menores, o efeito é exatamente o oposto, ou seja, como o ombro dos ocupantes fica abaixo da saída de ar, uma determinada quantidade do gás que infla o airbag acaba sendo descartada para que o equipamento não infle mais do que o necessário.

Já o airbag do motorista foi redesenhado em forma de curva, em um sistema que puxa o airbag pela parte inferior para criação de um bolso que ajuda a diminuir o impacto da pressão do airbag no peito e nas costelas do condutor em colisões frontais. Vale lembrar que o motorista também conta com a proteção do airbag de joelhos, já oferecido em modelos como o Ford New Fiesta.

Os mecanismos responsáveis por inflar os airbags ficam localizados perto do trilho do teto entre os pilares laterais. Além disso, alguns novos veículos da linha Ford também contam com o sistema Safety Canopy®, que combina airbags laterais de cortina e um sensor de capotamento que ajuda a proteger os passageiros em impactos nas laterais do carro.  Este sistema mantém os airbags inflados por até seis segundos para ajudar a reduzir lesões resultantes de múltiplos impactos ou capotamentos.


Confira mais em http://ford.jalopnik.com.br/