Dia nacional do Fusca celebra ícone da Volkswagen

Milhares de fãs comemoram nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, por sua combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com resistência mecânica. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

O Dia Nacional do Fusca foi instituído no Brasil em janeiro de 1996 pela Câmara de Vereadores de São Paulo por sugestão do presidente do Sedan Clube, Alexander Gromow.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

Produção no Brasil

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950, com motor traseiro refrigerado a ar. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, em 1953. A produção na fábrica Anchieta começou em 1959, já com 54% de peças nacionais.

A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Inspiração para o Beetle

A marca Volkswagen, em alemão, significa “carro do povo” e foi com a missão de popularizar o automóvel que o Fusca foi concebido, na década de 1930, a pedido do governo da Alemanha.

Considerado um dos “cases” de design mais significativos da história, o Fusca não deixou de evoluir ao longo de seus mais de 50 anos de produção, mas manteve sempre suas características básicas: motor traseiro, refrigeração a ar e sua inconfundível aparência, com para-lamas salientes e estribos laterais.

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.

Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao mercado internacional no ano passado: a primeira versão do Beetle concebida inteiramente no século 21. O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.

Confira mais em http://www.vwbr.com.br/blogdavolkswagen/