A partir do dia 02 de fevereiro começa a exposição Estradas, uma história, nossas vidas, que vai ser realizada no Espaço Cultural dos Correios, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O apoio e patrocínio é dos Correios que tem como objetivo incentivar e valorizar projetos de arte únicos.
A exposição pretende revelar e valorizar o universo dos caminhoneiros, que muitas vezes são vistos com preconceito pela sociedade.
Fonte de inspiração da artista plástica Gabi Gonçalves, os caminhoneiros instigam e fazem parte da história da artista. Proprietária da loja Maria Buzina, Gabi transforma as lonas usadas dos caminhões em arte.
Segundo a artista plástica, a lona de caminhão usada traz com ela manchas, remendos e buracos que contam histórias, pois representam tudo que elas passaram durante toda a vida.
Estima-se que em todo Brasil, cerca de 500 mil caminhoneiros trafeguem pelas estradas diariamente. Por permanecem mais tempo nas vias do que em suas casas, a relação desses caminhoneiros com seus familiares acaba sendo prejudicada pelo afastamento que a profissão exige.
A exposição Estradas, uma história, nossas vidas tem como intuito homenagear e valorizar os trabalhadores das vias. O projeto vai dar voz aos familiares dos caminhoneiros que convivem diariamente com a brutalidade das vias e saudade dos familiares.
O evento pretende transportar os visitantes para dentro da trajetória dos caminhoneiros através de elementos como áudio, vídeo e também com fotografias. Para isso, será montada no espaço cultural, uma cabine de caminhão, onde os expectadores poderão acompanhar imagens de vídeos que mostram um pouco da realidade em que esses profissionais sobrevivem. Nessa viagem além da cabine de caminhão, os visitantes terão contato com fotos que retratam o cotidiano dos caminhoneiros, áudios com depoimentos dos familiares e dos próprios caminhoneiros falando como eles vêem sua relação com a sociedade e vice versa.
Frases de carroceria de caminhão também estarão presentes junto a muitas outras referências desse universo. O expectador terá a oportunidade de mergulhar nesse universo de uma maneira nunca vista, será realmente uma experiência única.
A exposição contempla um público geral, de qualquer faixa estaria. O projeto também é acessível para os deficientes visuais e auditivos, que vão poder participar e interagir através dos fones de ouvido, linguagem de sinais e os textos com as descrições das fotografias apresentados em braile.
Exposição Estradas, uma história, nossas vidas
02/02/2012 a 12/03/2012.
Local da realização: Espaço Cultural Correios
Rua: Marechal Deodoro, 470, Centro, Juiz de Fora – MG





