Rafael Martinez-Conde é campeão do Brasileiro Cross Country. Depois de um ano de competições e estreias do piloto da equipe Autoliner ao lado do experiente navegador José Papacena Neto, pela categoria Caminhões Leves

Na temporada foram totalizados 84 pontos para Rafael Martinez-Conde e José Papacena Neto na categoria Caminhões Leves do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country até a conquista do título que foi encerrada em Itatinga com a etapa do Rally dos Amigos no último dia 03 de dezembro. Na boleia do Ford F-4000 4×4 G estiveram também em algumas provas para ajudar a dupla Leandro Mota e Raphael Mohamed Bettoni.

Rafael Martinez-Conde, filho do multicampeão Amable Barrasa, assumiu o caminhão que antes era do pai na abertura da temporada em março no Rally de Barretos. Depois disso, participou de sete etapas do Sertões Series, 11 das 13 provas disputadas do Campeonato Brasileiro e oito do Paulista de Rally Cross Country. O piloto ainda levou o título na categoria Caminhões Leves do Sertões Series e do Paulista Brasileiro de Rally Cross Country e, também, o troféu de piloto revelação do 19º Rally Internacional dos Sertões.

O piloto de 24 anos, da cidade paulista de São Bernardo do Campo, fez bonito na temporada do Brasileiro. No total, foram seis vitórias e quatro segundos lugares, apenas não completou o último certame do ano (Amigos) e não participou das duas etapas do Rally das Serras (SC). “Estou muito contente com os títulos que alcancei para a equipe no meu ano de estreia. Realmente foi um grande aprendizado. Em 2012 será um novo desafio e quero utilizar esse conhecimento para conseguir melhorar o meu desempenho”, comemorou Rafael.

E, continuou. “Quero agradecer ao Papacena pela paciência, companheirismo ao longo das competições. A todos os integrantes da equipe Autoliner, principalmente ao meu pai por ter me dado à oportunidade de participar do calendário cross-country. A Ford, Autoliner, os apoiadores e todo o clã do rali que sempre torceram por nós”, finalizou Rafael.

O calendário 2011 do Brasileiro contou com 14 etapas: 1ª e 2ª (V Rally de Barretos/SP), 3ª e 4ª ( Sertões Series -Botucatu/SP), 5ª e 6ª (Rally Cuesta – Botucatu/SP), 7ª. a 9ª (três primeiras etapas do Rally do Sertões), 10ª (Rally dos Bandeirantes – Taubaté/SP), 11ª (cancelada), 12ª. e 13ª (Rally das Serras – São Joaquim/SC) e 14ª (Sertões Series – Itatinga/SP, Rally dos Amigos).

CATEGORIA CAMINHÕES PESADOS – Amable Martinez-Conde Barrasa, que estreou na temporada 2011 a bordo do peso-pesado Ford Cargo 1722e, ao lado de Evandro Bautz e Raphael Mohamed Bettoni, ficou com a terceira colocação no campeonato com 22 pontos.

A equipe paulista conta com o patrocínio de Ford, Autoliner, Cie Autometal, Eaton, BorgWarner, Jardim Sistema Automotivo-SA, Nakayome, PlatoDiesel, e co-patrocínio de BioAuto, Durametal, Rastreadores Pamahjon, Zaca Express Transportes, Açucar Caravelas, Colombro, ICB, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, New Lac Ind. de Tintas e Vernizes, Droga Maris e Farma100.

Classificação final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2011

Caminhões (leves):
Piloto
1) Rafael Martinez-Conde, 84 pontos
2) Edu Piano, 31
3) Felício Bragante, 19

Navegador
1) José Papacena Neto, 84 pontos
2) Sólon Mendes, 31
Davi José De Oliveira, 31
3) Ricardo Costa, 19
Pacco Corder, 19

Caminhões (pesados):
Piloto
1) Guido Salvini, 90
2) André Azevedo, 47
3) Amable Martinez-Conde Barrasa, 22
4) Ulysses Marinzek, 8

Navegador
1) Fernando Ventania, 90
Flávio Bisi, 90
2) Evandro Bautz, 30
3) Sidinei Broering, 27
Ronaldo Pinto, 27
4) Leandro de Oliveira, 22
5) Maykel Justo, 20