Câmara de Comércio sobretaxa em 96,6% cobertores chineses

Valor Online

Decisão é fruto de processo de investigação de prática de preços danosos à indústria nacional nessas importações

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu aplicar o direito antidumping definitivo sobre importações de cobertores de fibras sintéticas chineses, que entram no país via Uruguai e Paraguai. A sobretaxação será de 96,6%. Segundo a Resolução Camex 12, a medida vale também para tecidos de felpa longa de fibras sintéticas da China.

Leia: Brasil pede à China que controle exportações ao país

O processo de investigação de prática de preços danosos à indústria nacional nessas importações, iniciado em 2008, levou à seguinte conclusão dos técnicos da Secretaria de Comércio Exterior:

"Quanto às importações de cobertores de fibras sintéticas originárias do Paraguai e do Uruguai, também ficou evidenciado que as partes, peças e componentes importados da China para confecção de cobertores nesses países representaram mais de 60% do valor total das partes, peças e componentes necessários para a fabricação desses cobertores. Além disso, o valor agregado no processo de industrialização em ambos os países foi inferior a 25%", segundo publicado no "Diário Oficial da União" de hoje.