Copa EFX Pacato prepara grandes desafios para a estreia. Primeira etapa em Itupeva, no interior de São Paulo, será neste domingo

É melhor os competidores estarem preparados, pois a etapa de abertura da Copa EFX Pacato (Enduro FIM Xperience) colocará diante deles grandes desafios. A primeira prova, com início às 8h do próximo domingo (12), será disputada em Itupeva, no interior de São Paulo e como sempre, irá movimentar os principais pilotos de enduro do país. Entre os grandes destaques, o mineiro Felipe Zanol luta para manter o título da classe Elite, mas para isso, terá que superar adversários de peso, como Nielsen Bueno e Júlio César Zavatti, o Bissinho, entre outros.

Nielsen é um dos exemplos de quem entrará na temporada com foco no título principal. De equipe nova, agora pilotando uma Honda pela ASW Enduro Team, o mineiro está ainda em fase de adaptação, mas garante que está preparado. “Estou em um ótimo momento. Peguei a moto na sexta-feira passada, não vou ter muito tempo de adaptação, mas já deu pra sentir que mesmo original ela é muito boa e fácil de andar”, revelou.

Nielsen tem consciência da qualidade de seus adversários e, como todo estrategista, já pensa em fazer o melhor para terminar como vencedor do campeonato e não somente da etapa. “Essa etapa marca uma nova fase para mim. Quero andar bem, brigar pelas primeiras posições e o mais importante, pontuar e brigar pelo campeonato. Estou bem fisicamente, ainda não como gostaria, mas estou bem. Essa etapa vai dar uma noção de como vai ser o ano. Estou feliz com a nova equipe e sei que terei de trabalhar duro. Essa mudança foi uma injeção de força. E que venha o fim de semana. Desejo muito sair entre os três primeiros colocados na abertura.”

A triste notícia foi a desistência de Eduardo Saçaki que iria brigar este ano pela categoria Enduro 2. O ‘Japonês Voador’, um dos mais conhecidos pilotos de motocross do país, que estava planejando sua migração para o enduro, teve de abandonar os planos por decisões pessoais, mas garantiu que irá assistir pessoalmente as disputas da abertura do campeonato.

Além dos obstáculos naturais do percurso, a prova irá ‘jogar lama’ em um terreno difícil de imaginar. Como já realizado em anos anteriores, os pilotos terão de passar com a moto, equipamentos e tudo mais por dentro do Shopping Serra Azul, que fica sobre a Rodovia dos Bandeirantes. Um atrativo e tanto para quem estiver visitando a região que abriga entre outras atrações o parque temático Hopi Hari.

A prova organizada pelo Adrenatrilha Trail Club terá 35 quilômetros e contará com dois Cross Testes em linha, um Enduro Teste e três Controles de Horário. Um dos CTs será misto, disputado parte em uma pista de motocross e parte dentro da mata, com o total de cinco quilômetros. Já o segundo, será um motocross sem saltos, com curvas descompensadas e trechos arados, em um total de 4,2 quilômetros. Muitas surpresas estão por vir, pois a prova contará com trilhas nunca usadas em edições anteriores.

O parque fechado e a área de box serão montados no estacionamento do Shopping Serra Azul sentido capital-interior e contarão com espaço para receber bem não só os competidores, mas também toda a equipe, as famílias e o público que quiser acompanhar. Este ano, durante toda a temporada, os pilotos poderão participar sem a necessidade de estar filiados a alguma Federação Estadual. Com isso, a prova ganhará ainda mais competidores.

As inscrições ainda estão abertas até esta quarta-feira e podem ser feitas nos sites www.adrenatrilha.com.br e www.megatrilha.com.br ou diretamente no Adrenatrilha Trail Club, em horário comercial, pelo telefone (11) 4513-5421. A taxa é de 130,00 reais para um dia de prova.

A Copa EFX Pacato de Enduro (Enduro FIM Xperience) é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club, com patrocínio da ASW Racing, Moto Field e Red Dragon, apoio da Sacramento, Dust Off-road, Jet Fio, Estopa Joanita, Sig Visual e Tribos e Trilhas.com, além da divulgação do MotoX.com.br, Revista DNA Off-road, Revista Pró Moto, Revista Moto Verde, site Motoraid, Trilha & Motor e CorrosivoFilmes.