Porto de Santos recebe o maior navio de contêineres de sua história

Valor Online

“Cosco Vietnam” tem 334 metros de comprimento, 42,8 metros de boca (largura máxima) e 14,5 metros de calado

O porto de Santos recebe amanhã o maior navio porta-contêiner de sua história. A atracação do "Cosco Vietnam" está programada para as 11 horas. A embarcação tem 334 metros de comprimento; 42,8 metros de boca (largura máxima); 14,5 metros de calado; e capacidade para transportar 8.208 Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Chegará, porém, apenas com 1.400 contêineres para desembarque. A operação ocorrerá no Tecon, o terminal de contêineres arrendado à empresa Santos Brasil, na margem esquerda do porto (Guarujá). O navio tem bandeira de Hong Kong e é agenciado pela Aliança Navegação. Zarpou do porto de Itaguaí (Rio de Janeiro) às 10 horas de hoje e tem chegada à área de fundeio de Santos prevista para as 20 horas. Pelo menos cinco dos 14 guindastes da Santos Brasil irão operar o "Cosco Vietnam".

Antes dele, os maiores navios a atracar no Tecon Santos foram o Maersk Luz, o Maersk Lima, o Maersk Letícia e o Maersk Lirquen, com capacidade nominal para 7.450 Teus. Atualmente o porto está sendo dragado para aumentar a profundidade do canal de 13,7 para 15 metros. A estimativa é que as obras terminem nos próximos meses, o que estimulará a vinda de embarcações ainda maiores.