Volkswagen investe R$ 20,6 milhões em treinamentos dos colaboradores

A Volkswagen do Brasil investiu em 2011, mais de R$ 20,6 milhões no treinamento dos seus 24 mil empregados das quatro fábricas no País. É o maior investimento da sua história nesta área e equivale a 30,4 horas de treinamento por empregado, destinados à educação corporativa, bolsas de estudos e cursos complementares.

Desde o início da sua história, a empresa sempre investiu na educação e qualificação dos seus empregados. “A tradição da marca Volkswagen é formar e garantir a evolução da competência profissional dos empregados, principalmente por meio de convênios com as principais universidades do País”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, dr. Josef-Fidelis Senn.

Além dos cursos de idiomas, universitários, MBA’s e especializações em parceria com as mais conceituadas instituições do País, a Volkswagen também investe no desenvolvimento e capacitação técnica e corporativa.

Por meio desses treinamentos e cursos o colaborador tem a oportunidade de participar da estratégia corporativa, apresentando projetos aplicativos, que poderão ser analisados e implantados na empresa.

Escola de Excelência Volkswagen

Há dois anos, a empresa implantou a Escola de Excelência Volkswagen, onde os conhecimentos específicos sobre a empresa são compartilhados pelos empregados identificados como conteudistas e são repassados pelos próprios colaboradores – os instrutores internos – com habilidade para preparar o time.

Os conteudistas são profissionais da Volkswagen que detém amplo conhecimento sobre um tema específico. Este conteúdo é formalizado e passado aos multiplicadores, também profissionais da empresa com talento para compartilhar estas informações.

O principal objetivo é desenvolver e multiplicar treinamentos focados exclusivamente nas tecnologias, processos e procedimentos e necessidades da Volkswagen. Em 2011, o número de cursos criados subiu de seis para 27 e os conteudistas saltaram de 20 para 140, formando mais de 200 instrutores internos.

Os instrutores internos têm a possibilidade de participar do programa “Milhas do Conhecimento”, que reconhece os melhores instrutores, escolhido de acordo com a pontuação acumulada pela nota de reação dos treinamentos ministrados. O prêmio é uma CartaEducação, com créditos em dinheiro para o vencedor realizar um curso de sua preferência.

A Escola de Excelência Volkswagen tem como principal objetivo treinar, desenvolver e multiplicar o conhecimento constantemente dos profissionais de todos os níveis hierárquicos, de maneira permanente e sustentável.

A estrutura curricular foi desenvovida para os líderes de célula e oferece mais de 210 horas de treinamentos técnicos e comportamentais, com cursos presenciais, ministrados por instrutores internos, treinados e capacitados nas respectivas áreas de conhecimentoe treinamentos e-learning, com tutores que acompanhrão os temas e conteúdos, auxiliando nas questões abordadas pelos treinados.

Paixão pelo detalhe

Para assegurar o compromisso com o cliente, a Volkswagen iniciou em outubro um amplo treinamento de sensibilização que envolve todos os 24 mil colaboradores. Trata-se do programa “Paixão pelo Detalhe”. Neste treinamento, a empresa apresenta a importância das minúcias do produto na decisão de compra do consumidor, reforçando a necessidade de atender, em cada detalhe, as, percepções e expectativas do cliente.

A Volkswagen do Brasil também é pioneira na parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que já formou cerca de 6 mil jovens nos 39 anos de parceria, proporcionando a oportunidade do primeiro emprego.

Formação de novos talentos – Programa de Estágio e Trainees

Programa de Trainee 2012 – inciado em janeiro, 24 jovens foram selecionados entre 24.179 candidatos, número recorde de inscritos, que representa um aumento de 11% em relação às inscrições para o Programa de 2011.

O Programa de Trainee da Volkswagen tem duração de 18 meses, com 24 vagas, sendo 70% em áreas técnicas e 30% em áreas administrativas e inclui o “job rotation” entre as áreas clientes e fornecedoras das vagas, incluindo três meses na matriz da Volkswagen, na Alemanha.

O Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil para 2012 bateu recordes de procura, com 25.436 inscrições de universitários e estudantes de cursos técnicos para as 70 vagas oferecidas para o ano, de um total de 177 oferecida pela companhia.

O número de candidatos é 20% maior que no ano anterior. Para se ter uma ideia da concorrência no processo, a relação candidato/vaga é de 360, 35 vezes mais que a média de procura nos cursos da Fuvest, maior vestibular do País. O processo também é sete vezes mais concorrido que o vestibular para o curso de medicina, que teve 49 candidatos por vaga em 2011.

Referência no setor

O desejo por trabalhar na Volkswagen do Brasil foi recentemente reconhecido pelo especial Valor Carreira, desenvolvido pelo jornal Valor Econômico, que listou a empresa como uma das empresas preferidas para se trabalhar no Brasil.

A Volkswagen foi a primeira colocada entre as companhias do setor automotivo e no ranking geral, ocupou a 5ª colocação, avançando uma posição em relação ao levantamento do ano passado. A Volkswagen é também é reconhecida como marca mais lembrada há mais de duas décadas, de acordo com o levantamento Top of Mind, produzido pela Folha de S. Paulo e em 2010, também venceu, pelo segundo ano consecutivo, a categoria “Veículos” no ranking “As 100 Empresas de Maior Prestígio no Brasil”, do anuário “Época NEGÓCIOS 100”.

“Ao investir em melhoria das competências profissionais estamos intensificando o aperfeiçoamento profissional dos nossos colaboradores e preparando nossa mão-de-obra para manter os produtos em nível cada vez mais elevado de qualidade e satisfação dos nossos clientes. Além disso, estamos investindo no maior patrimônio da empresa: o intelectual humano”, declara Dr. Senn.