Marcos Moraes e Du Sachs são o Brasil no Campeonato Mundial de Rally Cross Country. A dupla brasileira embarcou nesta terça-feira para o Baja Itália, etapa de abertura do Mundial 2012

Eles partem do Brasil com o desafio de comparar em que nível estamos quando o assunto é competitividade na busca pelo título mundial. Marcos Moraes e Du Sachs sabem que a proposta é ousada, mas o talento dos dois é perseverante e apto a mostrar seu valor em terras estrangeiras.

Expectativas:
Piloto
“É bem difícil sair do Brasil, onde competimos em um carro de ponta, isso dentro da nossa realidade nacional, e ir encarar veículos que estão em um outro patamar de evolução. Ao avaliarmos o contexto, optamos por escolher uma categoria que nos permitirá começar nessa nova escala de competição. Vamos na T2, com uma Pajerinho, um carro que oferece boa dirigibilidade, que é ágil e que me é familiar. Nos primeiros dois dias teremos a oportunidade de ajustar suspensão, bancos e detalhes pequenos. Depois é levantar poeira seja em regiões de serra, em meio a erosões ou valetas. O negócio é ser competitivo e buscar o nosso melhor”, avalia Marcos Moraes.

Navegador
“Para nós tudo é novo, um mundo off road a ser desbravado. Claro que imaginamos que o terreno será muito similar ao do Baja Portalegre, em Portugal, com trecho sinuoso, estradas de terra batida e cascalho em estradas bem estreitas. Porém, estamos chegando no mundial com fome do novo, de aprender com rapidez tudo o que for necessário para garantirmos o melhor desempenho possível na busca por nosso espaço ao sol mundial”, comenta Du, que enfrentará pela primeira vez uma planilha em italiano. Como responsável técnico por todo o percurso do Rally dos Sertões, sabe que compreender o que é atrativo em provas nos mais diversos cantos do mundo agrega novas perspectivas ao olhar sobre as trilhas nacionais.

Baja Itália
Em sua 19ª edição, o Baja Itália acontece em Podernone, pequena cidade localizada a menos de 100km de Veneza, e recebe os principais times de rali do mundo. A competição acontece de 15 a 18 de março, com a seguinte programação:

– Dia 15/03 – Vistorias técnicas e administrativas
– Dia 16/03 – Vistorias técnicas e administrativas/ 1º estágio( especial com quilometragem não divulgada)
– Dia 17/03 – 2º Estágio (especial com quilometragem não divulgada)
– Dia 18/03 – 3º e último estágio ( especial com quilometragem não divulgada)/ Premiação final