A Bombardier Business Jets lançou oficialmente, na exposição internacional EBACE 2012, em Genebra (Suíça), dois novos modelos da família de jatos executivos Learjet. O Learjet 70 e o Learjet 75, apresentados no último dia 14, que são o que há de mais moderno no segmento de jatos leves. O Learjet 70 e o Learjet 75 contarão com um novo e moderno design interno, sistema de gerenciamento da cabine e Vision Flight Deck com controles de última geração. As aeronaves entrarão em serviço no primeiro semestre de 2013.
“Estes aviões são a fusão da herança do Learjet com um toque aportado pelo consumidor e a inovação do design da Bombardier”, diz Steve Ridolfi, presidente da Bombardier Jatos Executivos. “Com um Vision Flight Deck de ponta, novo design interior, eficiência e performance aerodinâmica, os novos Learjet 70 e 75 darão aos operadores uma experiência de voo mais flexível e confortável”, continua. Segundo Ridolfi, “parte do processo de decisão sobre o design foi focado nas opiniões do consumidor; já somamos mais de 50 aeronaves entre pedidos, cartas de intenção e outros compromissos”, diz.
Performance
Um motor de maior confiabilidade, com turbinas Honeywell aperfeiçoadas, oferece melhor performance, exigindo pista de decolagem menor, em relação às versões anteriores. Isso também contribui para a redução de peso da aeronave, enquanto os novos aerofólios melhoram a eficiência aerodinâmica. A expectativa é de uma melhoria geral de 9% na performance de campo sob altas temperaturas e condições críticas, e um rendimento de combustível 4% maior.
Cabine
É inspirada no design e na tecnologia do Learjet 85 e inclui novo conceito para os assentos, mais confortáveis, sistema de controle na cabine com monitores touchscreen individuais para controle de áudio e vídeo, iluminação por LED em toda a aeronave, amplo espaço para bagagem e cozinha projetada para otimizar o estoque de suprimentos. Haverá diversas opções de conectividade na cabine.
Vision Flight Deck
O Vision Flight Deck é um divisor de águas na história da aviação executiva, já que coloca à disposição dos pilotos grandes avanços tecnológicos aliados a um design moderno. O sistema opera com quatro telas de LCD de 15”, que fornecem informações em tempo real e visão sintética, contando ainda com o sistema de posicionamento Garmin G5000 integrado.
Custos Operacionais
A partir do primeiro dia de entrada em serviço, o Learjet 70 e o Learjet 75 contarão com um programa de manutenção projetado para permitir aos consumidores a operação com intervalos fixos de revisão de 600 horas. Os custos operacionais serão reduzidos pelos ganhos em eficiência.



