FIMA 2012 mostra o perfil competitivo das empresas do segmento de automação e manutenção. Durante os três dias do evento encerrado nesta sexta-feira (18/5), no Mendes Convention Center, em Santos-SP, expositores investiram nos lançamentos para ampliar contatos e iniciar novos negócios

A FIMA – Feira Industrial de Manutenção e Automação chega ao final de sua primeira edição revelando um panorama promissor para os dois segmentos. Tanto quanto expor as marcas e buscar novos parceiros e clientes, as empresas que estiveram nos três dias do evento encerrado nesta sexta-feira (18/5) no Mendes Convention Center, em Santos-SP, apostaram na inovação, lançando novos produtos e serviços para atender a retomada da atividade das indústrias nacionais. A feira reuniu mais de 60 empresas em um ambiente voltado para os negócios e a capacitação técnica de empresas e profissionais, por meio da troca de experiências e conhecimentos.

“Viemos a FIMA para mostrar a nossa marca e ampliar o acesso a outros segmentos. Na feira nós conseguimos encontrar todos os principais gestores da empresa reunidos em um só lugar, o que no cotidiano é impossível”, afirmou Sandro Silvestre, diretor da Incal Instrumentos, de Santo André. O interesse da empresa, que trouxe para o evento novidades como o MC6, um calibrador multifunções que emite diversos sinais para simular processos, é o de aumentar o número de clientes no setor petroquímico na Baixada Santista. Segundo Silvestre, o período de retração nas compras no setor industrial passou e as perspectivas voltaram a ser positivas principalmente com a construção de refinarias e as obras de infraestrutura em andamento no País.

Outra empresa que apostou na FIMA para se aproximar e aumentar o número de clientes foi a Pepperl+Fuchs, especializada em automação de processos e de fábrica. “Em muitos casos, como o nosso, o contato telefônico não resolve as dúvidas sobre produtos”, explicou Rafaela Ferreira, responsável pelo suporte técnico. “Como é totalmente voltada para as corporações do setor, a feira permitiu que muitos negócios surgissem a partir de visitas ao nosso estande. É mais fácil mostrar o produto e responder a todos os questionamentos técnicos pessoalmente do que em um contato distante”, concluiu.

Referência – Em sua primeira edição, a FIMA já se torna referência para o lançamento de produtos, como foi possível ver nos três dias de evento. Especializada em iluminação direcionada a área industrial, pública e esportiva, a ConexLed apresentou durante a feira a Led Cree, a melhor solução no mundo neste tipo de produto. “É totalmente novo no Brasil e direcionamento para aplicação industrial de alta potência”, explicou Mary Moises, do setor de vendas.

A preparação das empresas para mudanças que o mercado ou legislação estão prevendo também esteve na pauta da FIMA 2012. A partir de 30 de setembro, os veículos de transporte de cargas, reboques e semi-reboques com peso bruto total (PBT) maior que 4,536 mil quilos e placas de final 1 e 2 passarão a ser multados se não tiverem um adesivo de “Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular”.

O material, que deve ser refletivo, com fundo amarelo e com os caracteres em cor preta, foi exposto durante a feira no estande da Afonso Adesivos, empresa especializada em impressões especiais. “Além desse produto, que é fundamental para o andamento do processo de carga no setor industrial, nós apresentamos o nosso adesivo que denuncia qualquer tentativa de violação a estruturas como contêineres, por exemplo”, explicou o diretor Armando Afonso Filho.

Eventos – A FIMA 2012 apresentou, também, eventos paralelos a feira. Na quarta-feira (16/5), a sessão de negócios promovida pelo Sebrae-SP para aproximar e ampliar o relacionamento comercial entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) reuniu 70 participantes e foi considerada um sucesso pelo gerente regional das instituição na Baixada Santista. “Foi a primeira atividade do gênero que fizemos para os setores de manutenção e automação. Mostramos que as empresas precisam, neste primeiro momento, procurar parceiros e não olhar o outro como concorrente”, afirmou Paulo Sergio Brito Franzosi.

Ele destacou que um dos grandes resultados que a sessão vai trazer é possibilidade das empresas do segmento atuarem em rede. “Muitos saíram da FIMA com o contato de futuros parceiros e possíveis clientes. Eu já vi muita história de empresário que perdeu uma grande oportunidade de negócio por não encontrar um fornecedor no momento exato, ou seja, não tinha uma conexão com outras empresas do setor”, explicou.

Outra atividade paralela foi o SIMA – Seminário Internacional de Manutenção e Automação, que teve uma grade voltada à reciclagem e qualificação do profissional de manutenção e automação. Os debates contaram com a presença de especialistas de grandes empresas do setor, tais como: Petrobras-RPBC, GE-Dresser Norgren, Incal, MTL, Emerson, JAT, Westlock, TOTVS, Carbocloro, Yokogawa, National Instruments, Westcon, Smar,Pepperl+Fuchs, Siemens e ABB.