O Grupo ZF apresenta resultados econômicos e práticos para o segmento de caminhões semipesados com a sua transmissão manual ZF-Ecomid 9 marchas 9S-1110 TD. Equipando os novos modelos Iveco Tector, o produto reduz custos de manutenção e consumo de combustível para as empresas, e aumenta a produtividade dos motoristas com seus engates leves e precisos.
Disponível para as configurações 4×2 e 6×2 do Tector (e de série na versão Stradale), a transmissão 9S-1110 TD traz como diferencial um novo sistema de mudança de marcha, em H simples, substituindo o H duplo da versão anterior. O resultado é a facilidade na operação, que em conjunto com um eixo traseiro de relação simples, possibilita os engates de marcha precisos.
Ao facilitar a vida do condutor, a transmissão também diminui a possibilidade de erros na operação e, consequentemente, os casos de quebra do trem de força. Outra qualidade que atrai as empresas de transporte é a redução no consumo de combustível, gerado pelo escalonamento de marchas.
Com relação em primeira marcha crawler de 12,73 , a ZF-Ecomid 9 marchas faz com o que o veículo tenha maior capacidade de partida em rampas – característica ideal para a distribuição urbana, transmitindo menos energia para a embreagem, permitindo assim menor desgaste do sistema. Com a relação direta em nona marcha e um spread total de 12,73, a ZF-Ecomid é a combinação ideal também para uso rodoviário, permitindo que o motor trabalhe com rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro.
Já aplicada em veículos semipesados europeus (incluindo a própria Iveco), a ZF-Ecomid 9S-1110 TD é produzida pela ZF na França, mas em julho ela começará a sair da linha de produção grupo em Sorocaba (SP).
GRUPO ZF – Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 72 mil colaboradores e 117 operações em 26 países, registrou vendas de 15,5 bilhões de euros em 2011. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. Com cerca de 5,7 mil colaboradores e vendas de R$ 2,2 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícola s e reversores marítimos.





