Novo motor NEF 6 EURO V confere melhor desempenho e menor consumo ao Iveco Tector

A FPT Industrial lança o NEF 6 Euro V para equipar o novo Iveco Tector. Além de atenderem aos novos limites de emissões do Proconve P7 da legislação brasileira, os motores ainda trazem inovações que proporcionam 5% de redução no consumo de combustível, além de melhor desempenho nas duas versões com potências máximas de 218cv e 280cv.

A calibração do NEF 6 Euro V foi alterada em relação ao avanço do motor. A curva agora possui torque máximo em rotações mais baixas e em uma faixa bem mais ampla (de 1.250rpm a 2.000rpm), melhorando a performance do propulsor. Assim, o motorista não precisa trocar de marcha tantas vezes no caso de uma subida, por exemplo.

Para atender aos novos limites de emissões, o novo NEF 6 utiliza o sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), tecnologia que serve para remover o NOx dos gases de exaustão. Para isso, é adicionada ureia (ARLA 32) no sistema de exaustão com um módulo de dosagem específico, promovendo a redução catalítica de NOx para N2.

Em função da adoção do SCR, o motor utiliza uma nova central (EDC7 UC31) que se adapta melhor à evolução da arquitetura eletrônica realizada para garantir os baixos índices de emissões de poluentes. Os pistões também foram alterados para atender aos limites do Proconve P7, criando uma nova câmara de combustão.

Com seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo motor da FPT Industrial possui novo turbocompressor que garante maior pressão da admissão do ar, melhorando a pressão de combustão. Dessa forma, otimiza a queima dentro da câmara de combustão, proporcionando mais eficiência do motor e menor consumo.

O NEF 6 Euro V conta ainda com novos bicos injetores CRIN2 com um aumento na pressão de injeção de 14%, passando de 1.400bar para 1.600bar no novo modelo, melhorando a relação estequiométrica entre ar e combustível e reduzindo os níveis de emissões de poluentes e o consumo de combustível.

Além disso, o novo motor ainda teve seu cárter alterado para aumentar a quantidade do reservatório de óleo de 13,3l para 20l, conferindo maior robustez ao sistema. Outra modificação do NEF 6 Euro V que trouxe vantagens para os proprietários do novo Iveco Tector foi o aumento no intervalo de troca de óleo. O novo motor permite paradas a cada 60.000 quilômetros porque utiliza o óleo 5W30 sintético. Anteriormente, as trocas eram necessárias a cada 20.000 quilômetros em uso rodoviário.

Ficha técnica NEF 6 Euro V
Cilindrada: 5.9l
Combustível: Diesel
Potências máximas: 218cv @ 2.700rpm
280cv @ 2.500rpm
Torque máx.: 680Nm @ 1.250rpm
950Nm @ 1.250rpm
Taxa de compressão: 17,0 : 1
Diâmetro x Curso: 102,0mm x 120,0mm
Emissões: Euro V
Sobrealimentação: turbo charger after cooler
Peso: 510kg (configuração standard)