Rio Grande do Sul: balanço do aluguel de automóveis no estado

A ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) concluiu o Censo da Indústria do Aluguel de Automóveis, referente ao ano de 2011. O levantamento mostra que há 126 locadoras no Rio Grande do Sul, que juntas disponibilizam uma frota de 9.800 automóveis para aluguel no Estado. Em comparação com 2010, o número de locadoras teve um leve aumento. No ano anterior eram 124 locadoras no Estado.
A manutenção, na prática, do número de empresas de locação de automóveis no Rio Grande do Sul (124 em 2010 e 126 ao final de 2011), relacionada ao atual patamar da frota, “mostra que é preciso atingir um alto nível de competência na gestão do negócio para se manter no mercado”, explica Félix Peter, diretor regional da ABLA no Rio Grande do Sul.

Conforme a ABLA, a procura pelo setor no estado está relacionada com a atividade econômica em alta durante o ano passado, com os setores de infraestrutura demandando cada vez mais serviços, incluindo aí a terceirização de frotas de automóveis. As locadoras estão voltadas para esse filão, investindo na disseminação do conceito de terceirização e divulgando suas vantagens entre empresas públicas e privadas.

Números nacionais
Mediante a conjuntura econômica (liberação de créditos e queda de juros e impostos), os dados que a Pesquisa da Indústria do Aluguel de Automóveis apresenta são animadores para o Brasil todo. Em 2011, o faturamento foi de R$ 5,67 bilhões, crescendo 11% em relação a 2010. As 2.083 locadoras passaram a contar com 445.470 automóveis, 7,51% a mais do que no ano anterior.

A importância da atividade na economia do País também se reflete em outros aspectos. No ano passado, as locadoras contribuíram com R$ 1,86 bilhão em impostos aos cofres públicos. Ao todo, 277.943 postos diretos e indiretos de trabalho foram gerados e/ou mantidos graças a esta atividade.

A participação das locadoras associadas da ABLA nas vendas do setor automobilístico foi de 8,7% no último ano. O número de usuários passou de 17,7 milhões para 18,6 milhões em todo o Brasil. No último ano, 55% das locações de automóveis foram destinadas para a terceirização (locação de frotas para empresas), 20% para o turismo e lazer e 25% para o turismo de negócios.

Os números estão na versão 2012 do Anuário ABLA, publicação que chega agora ao mercado e é responsável por mapear o desempenho da atividade de locação de automóveis no Brasil.