A etapa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, realizada entre os dias 20, 21 e 22 de abril, foi a 40ª da história da categoria no país desde seu começo em agosto de 2007 em Tarumã. De lá para cá, muitos participantes já passaram pelo evento, mas alguns personagens estiveram em todas as etapas desde a estreia e ainda se mantém presentes levando os carros dos sonhos para todos os apaixonados por automobilismo no Brasil.
Representando a SRO Latin America, empresa responsável pela organização e promoção do evento, Ivo Sznelwar, diretor técnico do campeonato e Marcel Vieira, diretor de produção. Pela Confederação Brasileira de Automobilismo, Antonio Carlos “Magrão” Regal, diretor de prova e Gilberto “Giba” Elger, comissário desportivo. Completando o time, Aldo Pastore, da Cronomap, responsável pela cronometragem oficial do evento e Emerson “Juca” Cristiano, encarregado de fazer a montagem, sinalização e adesivação de toda a estrutura utilizada pelo evento durante as etapas.
Única representante feminina neste time, Camila Maluf, é um caso diferente. Atual diretora de Marketing da SRO, entre os anos de 2007 e 2009 trabalhou como executiva da área da equipe CRT. “O conhecimento que adquiri nestas três temporadas ao lado de uma equipe me ajuda bastante no trabalho da organização, já que tenho a experiência de estar nos dois lados”, diz Camila.
“Desta forma, acredito que consigo fazer um trabalho melhor, pensando no bem de pilotos, equipes e organização. Tenho muito orgulho de fazer parte deste campeonato desde o seu início”, encerra Maluf. Dentro da pista, desde 2007, apenas um piloto esteve presente em todos os eventos: o campeão de 2009 ao lado de Rafael Derani, Cláudio Ricci.
“Chegamos ao sexto ano da GT3 no Brasil vendo um sonho realizado e que não para de crescer como consequência de um trabalho intenso de todos os envolvidos, sejam eles pilotos, equipes, promotores e patrocinadores.”, diz Ricci. “Agora, temos 18 corridas no ano, mais de 20 carros na pista, arquibancadas cheias e, por isso, só posso agradecer o empenho de todos que passaram e que continuam conosco nestes seis anos de Campeonato Brasileiro de Gran Turismo”, encerra o piloto, que desde o início competiu com modelos da marca Ferrari.
Ivo Sznelwar fala sobre o crescimento da categoria desde 2007. “É uma grande satisfação participar de um projeto como este desde o começo, as reuniões com pilotos interessados, a troca de informações com a SRO Europa e as definições de carros. Começamos em Tarumã com nove participantes e duas provas no domingo sem outras atrações para o público”, destaca.
“Aprendemos muito desde então, aprimoramos nosso evento, trouxemos a GT4, criamos o Mercedes-Benz Grand Challenge e agora revitalizamos os pioneiros com a criação do GT Premium. A admiração pelo esforço de Walter Derani e Antonio Hermann é imensa, pelo empreendedorismo e espetáculo propiciado. Um ‘obrigado’ é pouco para expressar tudo”, agradece Ivo.
A próxima etapa será nos dias 25, 26 e 27 de maio em Curitiba, no Paraná, e todos estes participantes estarão mais uma vez lá, representando todas as pessoas que ajudam e ajudaram a fazer com que o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo e o Mercedes-Benz Grand Challenge não parem de crescer, levando os carros dos sonhos aos lares de todo o Brasil.





