ACAV reúne Gerentes de Peças da Rede MAN para discutir sobre o aperfeiçoamento e a competitividade do setor. Mais de 160 profissionais participaram do evento, que contou com palestras direcionadas a formação e ao aprimoramento profissional dos gerentes

Garantir a excelência no atendimento ao cliente por meio do investimento na formação continuada dos profissionais da Rede. Foi com esse objetivo que a ACAV (Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America) reuniu cerca de 160 profissionais para o 11º Encontro Nacional de Gerentes de Peças da Rede MAN Latin America. A temática do encontro foi “Foco e preparo: a importância de Peças e Serviços na fidelização dos clientes” e abordou os recentes avanços do setor, com o objetivo de garantir uma maior sinergia entre toda a Rede e Fábrica.

  

Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV, abriu os trabalhos ressaltando a importância da gerência de peças no atendimento dos clientes da Rede MAN. “No caso da MAN, boa parte dos modelos de caminhões da empresa possui peças cativas e que são vendidas exclusivamente por meio de sua Rede. O departamento de peças detém um importante papel para a satisfação e garantia da fidelização do cliente em todas as regiões nas quais atuamos. Por isso, buscamos abastecer nossos profissionais cada vez mais com informações, inclusive de mercado”, declarou Zonta.

  

Para o consultor da área de negócios e economia global, Ricardo Amorim, a rentabilidade do segmento está ligada também ao crescimento dos investimentos público e privado na infraestrutura do País, que triplicou nos últimos anos. Primeiro palestrante do dia, Amorim apresentou como o desempenho econômico brasileiro tem sido beneficiado. Segundo ele, o País ganha espaço no contexto mundial e passa a figurar entre os principais destinos de investidores, que dão ao Brasil a chance de aprimorar sua logística.

  

A Fábrica apresentou suas metas e estratégias para aumento da competitividade no setor de peças. Os gerentes foram informados sobre os avanços no atendimento, além da ampliação do Centro de Distribuição da MAN, localizado em Vinhedo (São Paulo).

  

O professor do curso de Marketing de Competências da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Glauco Cavalcanti, foi convidado para levar uma palavra de inspiração sobre empreendedorismo e oportunidades ao grupo presente no evento. Duas vezes eleito como melhor professor de Negociação do FGV Management, Cavalcanti compartilhou sobre suas experiências na construção de relacionamentos sólidos com os clientes. O professor também disse que todo empreendedor de sucesso deve saber correr riscos, tomando decisões baseadas na análise detalhada de mercado.

  

No encontro, a ACAV apresentou aos participantes o desempenho dos Concessionários no primeiro trimestre do ano de 2012. Também anunciou que a entidade, ciente da importância que o departamento de peças possui na representação dos serviços da Rede, formou um conselho consultivo, que tratará sobre melhorias que surgem dentro da área.

  

O Relator de peças da ACAV, José Carlos Chinaglia, alertou os participantes do evento da importância do negócio de peças. “A área vem crescendo e ocupando um espaço que requer muita atenção, pois seus resultados influenciam diretamente os indicadores financeiros dos Concessionários”, comentou Chinaglia.

  

Fechando o ciclo de palestras do dia, Fábio Gandour, cientista chefe da IBM Brasil, apresentou os benefícios que a tecnologia pode agregar à área de peças do Concessionário. Gandour também lembrou a importância da atenção que deve ser dada ao cliente, já que cada um tem uma necessidade e, portanto, a mesma solução não pode ser dada para todas as demandas do departamento.

  

Para fechar o encontro, o presidente da ACAV chamou a atenção dos presentes para a importância da Rede no aperfeiçoamento do atendimento ao cliente. “Quanto mais nos empenhamos em atender bem e no prazo certo maior será o benefício para nossa cadeia de negócios”, finaliza Zonta.