ECOM 2012, maior projeto de inclusão digital comercial, percorrerá as 12 cidades-sede da Copa de 2014 a partir de agosto

O maior evento de informação, formação e capacitação profissional para o comércio, varejo, meio lojista e rede de serviços já tem data marcada para sua segunda edição. O ECOM 2012 – II Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web, que reuniu mais de sete mil pessoas no país em 2011, é um megaevento sobre comércio eletrônico e negócios na web, que tem por objetivo ajudar no preparo do Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014.

Em formato road show, a segunda edição do ECOM 2012 passará pelas 12 cidades-sede da Copa de 2014 e mais duas capitais (Florianópolis e Belém) com o objetivo de promover uma inclusão digital comercial. “Nossa finalidade é ajudar o Brasil a se preparar para receber a Copa do Mundo, além de colaborar com o país no desenvolvimento econômico e da economia digital”, afirma o consultor empresarial, especialista em marketing estratégico e diretor-geral do ECOM 2012, Marcelo Castro.

O evento conta com o apoio da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Caixa Econômica Federal, SEBRAE, Vivo, Banco Santander, Ciashop, DEPF, APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), ABEAT (Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia), GS1 Brasil e T-Systems, além da participação (a confirmar) dos secretários de copa de cada estado e cidade-sede.

Com participações e inscrições gratuitas, o evento terá início dia 02 de agosto e São Paulo será a capital de abertura. Na sequência, as outras 13 cidades receberão o evento até o mês de novembro. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://www.ecom2012.com.br

Estrutura do Evento

Com aproximadamente oito horas de duração, o ECOM 2012 terá 10 palestras de especialistas e autoridades nas temáticas abordadas, além de um workshop com profissionais que usam e dominam as mídias sociais. “O megaevento permitirá o contato com recentes tendências tecnológicas, ferramentas de modernização dos negócios, troca de experiências e informações com especialistas e autoridades em negócios virtuais, segurança na web, logística, cloud computer, novas tecnologias (Rfid, Ercode), etc.”, afirma Castro.

Entre os temas de debates do evento estão: “Segurança e crimes cibernéticos/virtuais”, “Marketing moderno na era digital”, “Direito digital na era dos negócios eletrônicos”, “A mobilidade e conectividade revolucionando negócios”, “Logística na era digital”, “Publicidade e comunicação na era digital”, “Finanças e economia digital”, “CRM, cloud computer nos negócios modernos”, “A revolução do QR e do código de barras no comércio, serviços e redes hoteleiras”, entre outros. A programação completa do evento está disponível no www.ecom.com.br/palestras, clicando diretamente na sua cidade de preferência.

A novidade do ECOM 2012 é para o I Workshop Nacional de Redes & Mídias Sociais, que será realizado junto ao evento com um painel de debates e palestras de especialistas e membros da comunidade local de cada cidade-sede.

“Cada uma das capitais terá profissionais de mídias sociais para compartilhar ideias de sucesso e apresentar como é possível fortalecer os negócios através das redes sociais. O foco estará nos aplicativos de celulares, aparelhos mobile, como smartphones e tablets, e como eles podem ajudar a prover novidades aos clientes e criar oportunidades de negócios”, explica Castro.

Além da programação de palestras, os participantes do evento poderão contar ainda com o Expo Ecom 2012, que concentrará 12 empresas e cinco entidades apoiadoras que apresentarão produtos, serviços, tecnologias, além de prestação de serviços aos interessados.

Oportunidades

Na visão do diretor-geral do ECOM 2012, Marcelo Castro, os próximos anos vão exigir do empresariado brasileiro e dos profissionais de uma maneira geral, muito mais do que talento para vendas e negócios. A Copa de 2014 vai gerar um incrível movimento e iniciativas de fomento ao comércio eletrônico de todas as partes, assim como os próximos anos serão tendenciosos às transações comerciais, utilizando-se cada dia mais de novos meios de pagamentos e novas formas de compras, que vão atuar principalmente nas plataformas do celular, tablets e da TV a cabo.

“Todos serão afetados sem nenhuma restrição, a rapidez como reagimos e nos adaptamos aos novos tempos é que será definitiva para o sucesso ou a queda das vendas. Os próximos anos vão exigir do empresariado brasileiro muito mais do que talento para as vendas”, destaca.

Diante dos desafios e oportunidades, o ECOM 2012 vai apresentar questões, como:

– Uma loja virtual ou um comércio eletrônico são novas empresas?

– Como entrar no mundo dos negócios eletrônicos?

– É verdade que os pequenos negócios e os micros e pequenos empresários ou empreendedores têm mais chance de dar certo no comércio eletrônico?

– O comércio e varejo brasileiro estão preparados para receber os visitantes e turistas virtuais?

– Temos infraestrutura tecnológica para dar sustentação a maior e mais midiática Copa do Mundo de todos os tempos?

– Como estamos em termos de conectividade e interatividade na Web? Nossa banda larga aguenta?

– Quais são as oportunidades e ameaças que a Copa de 2014 vai trazer ao Brasil em termos de comércio eletrônico?

– Por que precisamos nos preparar e não esperar pelas iniciativas governamentais de infraestrutura tecnológica para crescer nos negócios?

Mais informações e inscrições no http://www.ecom2012.com.br