Polimodal adota solução de pagamento de frete eletrônico da NDDigital

Com atuação focada em logística e transporte, sede em Salvador/BA, 10 filiais e cerca de 150 colaboradores, a Polimodal implantou recentemente o nddCargo, solução de pagamento de frete eletrônico da NDDigital, em todas as suas unidades. O intuito, segundo Ricardo Lima de Santana, diretor administrativo financeiro e sócio da empresa, é se preparar para a obrigatoriedade da carta-frete eletrônica, aliando a tecnologia da solução à experiência de mercado da Polimodal.

A implantação da solução teve início no final do ano passado e os principais benefícios obtidos, de acordo com Ricardo, são: o atendimento à obrigatoriedade da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), evitar o risco de fraudes, oferecer melhores condições para o carreteiro administrar o seu dinheiro e seus custos, entre outros. “O pagamento da carta frete de modo eletrônico agiliza todo o processos, confere mais dinamismo e diminui o risco de erros. Além disso, proporciona um controle mais efetivo dos gastos, tanto para os caminhoneiros quanto para as empresas transportadoras. É possível reduzir custos e processos”, explica.

Com um volume expressivo de pagamentos de frete, o que fez a diferença na escolha da NDDigital como fornecedora da solução, conforme destaca o executivo, foi o conhecimento técnico da equipe, a flexibilidade do produto e a dedicação dos profissionais no processo de implantação. “A NDDigital estabelece uma verdadeira parceria com o cliente, trabalhando lado a lado e conforme as suas reais necessidades”, afirma Ricardo.

nddCargo, uma solução completa

Atendendo aos mais rigorosos padrões de segurança da informação e qualidade, aliados à experiência da NDDigital em documentos eletrônicos, o nddCargo atende à legislação vigente e à regulamentação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, é adequado aos principais TMSs (sistema de gerenciamento de transporte) e ERPs do mercado, possibilitando, também, integração através de webService, diretórios ou banco de dados. O cartão funciona em total harmonia com os demais documentos eletrônicos, pois trata-se de uma suíte de soluções que pode contemplar: NF-e (Nota

Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), CL-e (Capa de Lote Eletrônica), entre outros.

Suas vantagens e funcionalidades beneficiam as três pontas envolvidas no transporte de cargas, ou seja, transportadoras/embarcadoras, com integração de aplicativos e sistemas de TI, definição de regras e agendamentos de pagamentos (créditos, por exemplo, podem ser inseridos a qualquer momento), roteirização e vale pedágio, independência financeira com escolha do banco com o qual a empresa deseja trabalhar inclusive podendo ser mais de um, confirmação eletrônica de recebimento das mercadorias, fora o retorno dos documentos conforme a periodicidade escolhida com digitalização dos documentos nos postos credenciados e contando centros de triagem que validarão a documentação e garantirão o retorno no período combinado. Postos credenciados, que homologados com a solução passam a operar como centros de serviços aos caminhoneiros e que por participarem de uma rede exclusiva, contam com aumento no volume de vendas, fidelização de clientes, recebimentos à vista e mais segurança nas operações, oferecendo ainda mais serviços aos caminhoneiros.

Os caminhoneiros também contam com benefícios exclusivos, desde o uso de um cartão com a bandeira Visa, que é aceito em todo o país e possui as funções Frete, Vale Pedágio e Crédito, até poder solicitar cartões adicionais para familiares e condutores autorizados. Além disso, têm acesso ao portal de atendimento ao caminhoneiro na internet ou por 0800 e contam com uma ferramenta que dará gestão através de relatórios sobre os seus recebimentos e saldos, podendo realizar transferências entre os cartões ou para contas na instituição financeira de sua preferência, pois o nddCargo não obriga o caminhoneiro a estar vinculado com nenhuma instituição financeira.

Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)
Em março deste ano, a NDDigital emitiu com sucesso o seu primeiro CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte) do nddCargo. Fruto de uma parceria com o cliente Polimodal Logística e Transporte Ltda.

Dentre as exigências da ANTT, o nddCargo encontra-se apto a criar o CIOT autenticado pelo órgão responsável, assim permitindo que contratantes e os caminhoneiros possam transitar pelas rodovias brasileiras sem maiores problemas.

Para fins de fiscalização, a ANTT criou o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), que é uma numeração única autenticada pela ANTT via internet onde serão enviados os dados da contratante e do caminhoneiro, os valores do frete, Indicações da forma de pagamento, destino e origem entre outros.

O CIOT será exigido do caminhoneiro nas paradas de fiscalização. Caso o caminhoneiro não tenha um documento com um CIOT autorizado pela ANTT, poderá ser multado. As multas podem variar de R$ 550,00 a R$ 10.500,00 para a contratante e caminhoneiro.

Segurança Carregada de Vantagens

A fim de reunir todas as informações sobre o produto, o nddCargo possui dois portais o www.nddcargo.com.br que reúne as informações sobre a solução, notícias, acessos ao

sistema e seus funcionamentos e o www.carregadodevantagens.com.br, que traz 10 Perguntas e Respostas sobre a ferramenta.

As operações pelo nddCargo são feitas num ambiente web, 100% seguro e com apenas um clique no portal, todos conferem mais velocidade a todo o fluxo, desonerando, assim, a operação, com tudo disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Resolução da ANTT

Em 2011, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentou a resolução número 3.658, que trata sobre o pagamento de fretes para o transporte rodoviário de cargas. Conforme a resolução, a chamada carta-frete é extinta e todos os pagamentos deste tipo de serviço deverão ser cadastrados em uma administração de meios de pagamento eletrônico, a ser habilitada pela agência.