Somar experiências e informações sobre as perspectivas da manufatura e logística no Estado da Bahia será o foco principal do Simpósio SAE BRASIL de Manufatura & Logística. O encontro, realizado pela Seção Bahia da SAE BRASIL, acontecerá no dia 14 de junho, na Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec (av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador).
Na segunda edição, o simpósio propõe discutir possíveis melhorias a serem aplicadas no Nordeste por conta do grande número de empresas que migraram para a região nos últimos anos.
Segundo Rodrigo Leite, chairman do simpósio, a região Nordeste do Brasil ainda é carente de eventos voltados para este tema, e para as empresas da região o encontro será de grande valia. “Iremos discutir problemas nacionais com o enfoque regional. Serão apresentados alguns desafios encontrados pelas empresas no Brasil, no que tange a logística e manufatura e, neste enfoque, discutiremos idéias e soluções que podem ser aplicadas à nossa região”, esclarece.
Para o chairman, a indústria nordestina passa por um momento de grandes investimentos, com o crescimento acima da média nacional a necessidade de capacitação de mão de obra e fornecedores locais é um dos maiores desafios. “Boa parte das corporações além de contribuir com o desenvolvimento de profissionais local, necessita trazer um bom número de colaboradores de outras regiões, acarretando maiores custos na cadeia produtiva”, acrescenta.
Leite explica que para fomentar a formação de profissionais, o encontro ocorrerá dentro do SENAI Cimatec e contará com a participação de estudantes de engenharia e áreas afins. “Queremos incentivar mais ainda a formação de engenheiros para que as empresas da região tenham à disposição mão de obra local especializada”, complementa.
Para as empresas instaladas no Nordeste, um simpósio como esse fomenta grandes discussões e a busca por soluções de problemas. “Esse encontro é fundamental porque abre espaço para se discutir ideias e soluções, movimentando profissionais locais ligados a manufatura e logística”, explica Leite.
Entre os palestrantes estarão presentes profissionais envolvidos com logística portuária, instituições de ensino, mobilidade urbana, profissionais de engenharia e estudantes. “Além da manufatura e logística queremos alcançar todos os setores afins que também têm a contribuir na solução dos problemas a serem vencidos pela indústria regional”, diz o chairman.
“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.
Programação:
13h – Credenciamento
14h – Seção de boas vindas com Luiz Coutinho, vice-diretor da SAE BRASIL Seção Bahia e Daniel Motta gerente geral SENAI – CIMATEC.
14h20 – Abertura com Fernando Herrera, membro do Conselho Diretor da SAE BRASIL.
14h40 – Palestra: “Desafios da JAC Motors – Implantação no NE”, com Tarcísio Telles vice-presidente da JAC Motors do Brasil.
15h20 – Palestra: “Portos e Logística Portuária”, com Ricardo Veja da Multiterminais – Logística Integrada.
16h30 – Palestra: “Impactos do efeito chicote na gestão da cadeia de suprimentos”, com Milton da Silva Cruz do SENAI-CIMATC.
Palestra: “Aplicação da teoria das restrições no balanceamento de linhas produtivas”, com Ricardo de Oliveira Monteiro Russel do SENAI-CIMATEC.
Palestra: “Logística verde e desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva”, com Vitório Donato do SENAI-CIMATEC.
18h – Palestra: “Top 10 Trends for In House Logistics”, com Marcio Cruz Lopes da Dematic (*)
19h20 – Painel de Debates com os palestrantes coordenado por Luciana Azevedo do SENAI-CIMATEC.
20h20 – Palestra de encerramento com Luiz Coutinho, vice-diretor SAE BRASIL Seção Bahia.



