AgustaWestland anuncia novidades durante a FIA e fecha contratos e vendas de 100 unidades pelo mundo. Além da América Latina, países como Japão, Rússia, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Itália fizeram pedidos

Na semana entre os dias 9 e 12 de julho, durante a FIA (Farnborough International Airshow), a italiana Agusta Westland anunciou vendas e pedidos de helicópteros para países de todo o mundo, além da assinatura de contratos para programas. Na lista estão países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. No total, foram negociadas ou tiveram intenção de compra cerca de 100 aeronaves dos modelos AW 139, AW 169, AW 189, AW 159 Wildcat.

Um modelo AW 169 foi vendido na América do Sul, para um cliente cujo nome não foi divulgado, para transporte VIP e corporativo. Assim, sobe para oito o número de unidades desta aeronave no Brasil e na Venezuela. No Brasil, os helicópteros da AgustaWestland são distribuídos pela SynerJet Brasil, uma empresa do grupo Synergy. O AW 169, novo modelo da categoria 4.5 toneladas, fez seu primeiro voo em maio de 2012 e a certificação civil deve acontecer em 2014. É um modelo que pode ser usado para fins médicos, policiais, de resgate ou offshore, transporte VIP e corporativo, contemplando sua grande variedade de configurações.

Os modelos AW 139 o mais vendido da feira, possui ótimo custo-benefício e são comumente usados para missões de guarda costeira, fronteira, aduana, polícia, bombeiros, missões médicas e transporte offshore, VIP e corporativo. Altamente personalizáveis, dispõem de opcionais como radar metereológico, sistemas operados via satélite, GPS, aviso de colisão aérea e de proximidade do solo, luz para buscas, infravermelho, gancho de carga, guincho de resgate, sistema de detecção de gelo, skis para neve, auto falantes, baldes e cesta para água na parte inferior e até pintura de alta visibilidade nas laminas do rotor principal.

Os helicópteros AW 139 da Agusta Westland entraram em serviço em 2004 e já foram vendidas 640 unidades para 170 clientes em 50 países ao redor do planeta. É o helicóptero mais rápido da sua categoria, podendo atingir até 309 km/h. Sua capacidade chega a 15 passageiros e conta com 8 metros cúbicos de cabine com fácil acesso por portas corrediças largas. O helicóptero é capaz de alcançar locais inacessíveis como montanhas e navios parados no meio do oceano.

O AW 189, da categoria de 8 toneladas, é outro modelo que foi comercializado pela empresa na feira de Farnborough. Transporta até 18 passageiros e é muito versátil para a categoria, capaz de executar missões de longo alcance, como por exemplo para o mercado offshore.

No ramo militar, um modelo foi entregue para o Ministério da Defesa do Reino Unido. O novo AW 159 Wildcat, que será usado pela Marinha Real e pelo Exército britânico para defesa de navios contra ameaças na superfície, faz reconhecimento de área, transporte de tropas, materiais e provisões. Possui capacidade para mísseis e torpedos, câmera de visão diurna e infravermelha e sistema de localização a laser de longo alcance. Também se destaca por ser uma aeronave muito ágil.

Além das vendas, a AgustaWestland firmou acordos com três importantes fornecedores do programa TiltRotor AW609, o moderno helicóptero com rotor duploque pode decolar na horizontal ou na vertical e atingir o dobro da velocidade de um helicóptero convencional. O programa iniciado em novembro de 2011 agora possui parceria com a Rockwell Collins (cockpit), Pratt and Whitney (motores) Canada e a BAE Systems (computador de bordo). As certificações da FAA e da EASA estão previstas para 2016. A aeronave terá monitores touchscreen de 14 polegadas e navegação via satélite.