Congresso SAE BRASIL apresenta novas tecnologias para o segmento fora de estrada. Dia 3 de outubro, painel de Máquinas Agrícolas e de Construção destaca tendências em eletrônica embarcada e mostra o avanço no setor

A aplicação de sistemas autônomos, telemetria, protocolos de comunicação e geoprocessamento em máquinas agrícolas e de movimentação de terra serão o assunto do painel de Máquinas Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL 2012, de 2 a 4 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo. O painel será realizado dia 3, às 13h30, no auditório Jaçanã 3.

  

Segundo Daniel Zacher, chairman do Comitê Agrícolas e de Construção do Congresso SAE BRASIL e gerente de Assuntos Regulatórios da John Deere para a América Latina, o setor tem evoluído em tecnologia. “Os novos desenvolvimentos da eletrônica embarcada têm quebrado paradigmas no uso dos equipamentos fora de estrada”, diz o engenheiro.

Palestrantes – No painel o segmento agrícola será representado por Werner Santos, diretor de Vendas da John Deere, líder mundial em fornecimento de produtos e serviços para a agricultura, indústria florestal e irrigação.

  

Outra apresentação será feita por Carlos Joaquim Stocco Portes, gerente de desenvolvimento de produtos e engenharia da Caterpillar, fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, entre outros produtos, que falará das inovações no segmento de máquinas rodoviárias.

Elson Rangel, gerente de Engenharia e Recursos Humanos da Odebrecht, trará a experiência da empresa, gigante brasileira em projetos de engenharia e construção, com negócios em diversas áreas no Brasil e no Exterior.

  

Gregory Riordan, gerente de Marketing do Produto para Agricultura de Precisão e Construção da CNH na América Latina, abordará o tema: Soluções de Telemática para o mercado de Construção. O jornalista Fred Carvalho mediará o debate.

Congresso – Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do CENPES – Centro de Pesquisas da Petrobras.

  

Fóruns e painéis – Serão 21 fóruns e painéis, quatro deles inéditos – Competitividade, Compras, Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos, e os tradicionais, nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Educação, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, e Veículos Leves.

  

Papers – Serão apresentados 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o aprimoramento de produtos e processos na engenharia da Mobilidade.

  

Mostra Tecnológica – O Congresso SAE BRASIL abrigará também sua tradicional Mostra Tecnológica, em uma área de 14 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando o estado da arte da tecnologia da mobilidade.

“O Congresso SAE BRASIL apresenta os últimos avanços da indústria automobilística, aeroespacial e ferroviária e reflete a dinâmica desses setores. Alimenta a Engenharia com o que há de melhor no universo da informação tecnológica”, aponta Vagner Galeote, presidente da SAE.