Demanda cresce e indústria naval investe em tecnologia

Novos conceitos de motores, centros de reparo mais modernos, embarcações 100% produzidas no Brasil e softwares específicos para o segmento são alguns dos exemplos de investimentos que grandes companhias como a Man Diesel, Dânica Norac e Softway apresentarão entre os dias 1 e 3 de agosto na Navalshore 2012.

  

O crescimento da procura por equipamentos e serviços para atender à indústria naval e offshore tem motivado as empresas a desenvolverem vantagens competitivas frente à concorrência de mercado, cada vez mais acirrada. “Atualmente, o País tem uma necessidade muito grande nesta área, apenas em relação aos barcos de apoio offshore existe uma demanda imediata de 400 embarcações para atender o pré-sal”, afirma o gerente de marketing da Man Diesel, Marc Berger. A empresa é apenas um exemplo, entre outras companhias, que estarão reunidas no Rio de Janeiro, na primeira semana de agosto, para apresentar ao mercado os principais lançamentos de maquinários, com tecnologia de ponta, para corresponder à expectativa de crescimento do setor. O encontro será na Navalshore 2012 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, entre os dias 1 e 3 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica.

  

Berger, da Man Diesel, adianta ainda que levará para o evento novas linhas de motores para embarcações de apoio: “Teremos melhorias nos motores para PSV/AHTS, de 450 a 11200 kW e também traremos uma linha mais eficiente de motores ME-B, com controle de injeção eletrônica que ajuda a eliminar boa parte dos poluentes e economiza combustível”.

  

Em breve, a Man Diesel inaugurará também um centro de reparos, mais moderno, em Petrópolis. A empresa investirá ainda em cursos teóricos e práticos sobre operação e manutenção de motores e turbo máquinas.

  

Para Dânica Norac, multinacional líder na América Latina no segmento de soluções em engenharia, com foco na montagem de sistemas termoisolantes, o mercado brasileiro é uma grande oportunidade de negócios. Todas as inovações da sua linha de produtos, como portas, janelas, piso elevado, tetos, anteparas e banheiros modulares para embarcações são totalmente produzidas no Brasil. “Os projetos de interiores navais e offshore são designados para atender todas as exigências de normas do mercado naval, a Dânica projeta acomodações marítimas completas com ênfase na segurança e conforto, sempre priorizando equipamentos de alta tecnologia, com qualidade e inovação”, afirmou a analista de Marketing Corporativo da empresa, Adriana Bergamo Hellmann.

  

Outra empresa que estará na Navalshore 2012 é a Softway. Ela apresentará sua linha completa de softwares para o segmento de Óleo e Gás desenvolvidos pela empresa para atender desde o processo inicial de construção de plataformas até a exploração de petróleo. “O mercado de Óleo e Gás representa 8% nos negócios da Softway. Tivemos um aumento significativo nos últimos quatro anos, passando de 1% em 2008 para 8% em 2012”, afirmou o diretor de Negócios e Marketing da empresa, Menotti Antonio Franceschini Neto.

Feira – Este ano a Navalshore terá 11 mil m² de área de exposição reunindo as últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de soluções para o setor de petróleo e gás.

Ao todo serão 350 expositores nacionais e internacionais, sendo que 50 estão participando pela primeira vez, de 17 delegações estrangeiras oferecendo oportunidades de negócios e networking para profissionais vindos de mais de 40 países. A expectativa é que, ao longo dos três dias, mais de 15 mil pessoas passem pelos pavilhões. Na edição de 2011, de acordo com o levantamento realizado pela organização, 80% dos estaleiros do Brasil, oriundos de 10 estados diferentes, participaram da feira.

O evento, organizado pela UBM Brazil, conta com os Patrocínios Diamante da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, e com o Patrocínio Ouro da Aveva. Também tem o apoio da Abeam (Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo), Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), e da ABS (Associação Brasileira de Soldagem).

Navalshore 2012 – Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore
Data: De 1 a 3 de agosto
Horário: Das 13h às 20h
Local: Centro de Convenções SulAmérica – RIO DE JANEIRO

Eventos paralelos
Conferência Navalshore – Inscrições gratuitas: http://www.ubmnavalshore.com.br/conferencias/
Conferência WorkBoat South America – Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/670/
Série de Workshops Técnicos – Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/workshops-tecnicos/