Novo Gol e Novo Voyage com DNA mundial de design: todos os traços conectados, leitura única de estilo. Modelos passam a contar com elementos visuais muito expressivos

Mais modernos, com maior nível de tecnologia e atualizados em estilo. O Novo Gol e o Novo Voyage chegam ao mercado brasileiro neste mês de julho com a nova linguagem mundial de design da Volkswagen. Essa nova filosofia mantém o caráter, a força e a esportividade do Gol e o requinte do Voyage, com elementos que valorizam as novas linhas, sem exageros, de forma precisa.

  

Projetados por designers da Volkswagen do Brasil em Wolfsburg, sede da empresa na Alemanha, dentro do estúdio mundial de estilo da marca, o Novo Gol e o Novo Voyage foram totalmente lapidados e desenvolvidos virtualmente no Brasil, pois ambos trazem muitas particularidades da nossa cultura. E isso está evidente em todos os detalhes dos dois modelos.

  

Um novo olhar
A parte frontal do Novo Gol e do Novo Voyage tem um conjunto de superfícies precisamente definidas, onde cada transição de luz e sombra é realçada por vértices marcantes e pelo contorno chanfrado ao redor da “máscara negra inferior”.

  

Isso porque o para-choque dianteiro agora conta com dois elementos horizontais cromados, conferindo a ambos os modelos uma aparência mais luxuosa. A grade em preto brilhante também foi redesenhada e segue a mesma linha proposta pelos novos faróis. Estes, por sinal, receberam parábolas bem nítidas e aros cromados em seu interior.

  

Além de dar um aspecto mais harmônico, o aro na parte interna dos faróis é todo texturizado e cheio de detalhes, para definir bem as luzes de seta. Esse elemento cromado na parte interna dos faróis se conecta com a primeira linha horizontal cromada na grade, formando uma nova linha frontal de caráter.

  

Inspiração
Os designers da Volkswagen foram buscar inspiração na complexidade e na eficiência do olho humano para projetar um conjunto ótico mais bonito, atualizado e, acima de tudo, com performance ainda melhor do que antes.

  

Tanto o Novo Gol como o Novo Voyage passam a contar com elementos visuais muito expressivos, principalmente pelos faróis mais inclinados, que dão aspecto mais sóbrio. Afinal, cada linha tem um propósito no carro. Todos os traços estão conectados. A leitura de estilo é única.

  

Ao implementar o DNA global de estilo nos modelos, o time de Design da Volkswagen do Brasil teve como grande preocupação respeitar as formas dos modelos e as suas respectivas proporções, para que, com todas as mudanças, o Novo Gol e o Novo Voyage sejam reconhecidos e admirados. E para isso, cada detalhe foi estudado.

  

Da inclinação dos faróis às linhas que moldam os para-choques. Assim como os elementos cromados, o Novo Gol e o Novo Voyage contam com vários componentes em preto brilhante, também chamado pelos designers de black piano, com o propósito de destacar ainda mais as formas dos modelos, com maior valor de brilho.

  

Estilo superior
A diferença está nos detalhes. Na grade frontal, a logomarca da Volkswagen, por exemplo, passa a ser quase lapidada, esculpida, assim como a utilizada na linha Passat. O logotipo deixa de ser vazado e passa a ser liso, em material nobre. Conta com nova proposta visual, mais chique, seguindo a mesma linguagem das novas linhas de estilo.

  

O capô é todo novo. As linhas estão mais definidas, ainda mais agudas, algo que só é possível de ser feito com alta qualidade de construção. Os traços que cortam o capô surgem da coluna “A” (aquela que baliza o para-brisa) e terminam junto dos novos faróis.

  

Com isso, o para-choque dianteiro traz um novo vinco, proporcionando um foco de luz diferenciado, partindo dos faróis. Essa tensão que margeia o conjunto ótico dá a impressão de que o balanço dianteiro do veículo está menor. Isso, somado aos dois novos elementos cromados horizontais do para-choque, deixa os modelos visualmente mais largos, estáveis.

  

Há, ainda, a presença de um defletor dianteiro, bem saliente, abaixo dos novos faróis de neblina, formando o que os designers chamam de “segundo lábio” no para-choque. Por esse defletor passa a segunda linha cromada frontal, deixando a frente mais rebaixada, esportiva. Os faróis de neblina agora têm forma trapezoidal, em harmonia com as linhas da grade preta de formato agressivo, com as extremidades voltadas para baixo.

  

Na lateral, a paixão pelo detalhe
A lateral teve as linhas retrabalhadas para ressaltar o estilo e o perfil dinâmico das colunas do Novo Gol e do Novo Voyage. Todas as linhas foram reconstruídas. E, assim como no capô, estão ainda mais agudas, finas.

  

Na parte inferior da lateral, todo o contorno passa a ser preto, transmitindo a sensação de que o carro está mais baixo. A coluna “B” (aquela entre as portas) conta com tape preto para ressaltar o gráfico das janelas.

  

Passando para a lateral traseira do Novo Voyage, há uma nova linha de caráter, situada abaixo da coluna C (aquela que determina o vidro de trás), que liga a linha de cintura do carro à extremidade final da tampa traseira. A ideia dos designers foi prolongar a lateral do sedã, resultando em uma atitude mais dinâmica, e elegante.

  

A equipe de Design também trabalhou para dar ao cliente a exclusividade de personalização de seu veículo. Nas rodas, por exemplo, o cliente tem cinco opções entre calotas e rodas de liga-leve de 14, 15 ou 16 polegadas. Todas com nova identidade visual.

  

Uma ‘joia’ na roda
Por falar em rodas, o emblema da Volkswagen posicionado no centro das calotas e das rodas de liga-leve merece destaque. “Trata-se de uma releitura que mostra toda a essência do design, do equilíbrio das linhas, de todo o cuidado que se tem com cada detalhe do veículo. Uma peça simples, isolada, que após passar por vários processos, acaba virando uma joia toda texturizada”, afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design da Volkswagen do Brasil.

  

Ainda na leitura lateral, nota-se um novo ângulo formado pela lanterna traseira. Visto de cima, tanto o Novo Gol como o Novo Voyage agora têm nas lanternas uma espécie de “asa lateral”, que se sobressai no fim da carroceria. Esse pequeno ressalto lateral na lente da lanterna foi esculpido para atender os novos requisitos de eficiência aerodinâmica, onde o ar em movimento é melhor dissipado das regiões críticas onde se formam turbulências na traseira do veículo.

  

As novas lanternas, assim como o “spoiler” mais saliente localizado na parte superior da tampa traseira, foram desenhados e aperfeiçoados em testes em túnel de vento, na Alemanha.

  

Traseira: nova identidade visual nítida por todos os ângulos
A exemplo dos faróis na parte dianteira, as lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. Ainda mais próximas da carroceria, as lanternas estão mais largas e trazem novos traços para deixar a nova identidade visual nítida por todos os ângulos, oferecendo ao consumidor uma nova experiência estética.

  

Como ocorre no Jetta, a iluminação traseira forma um “L” invertido, com um elemento destacado no centro. Esse “olho” traduz bem a nova Assinatura Noturna da Volkswagen (Volkswagen Night Appearence).

  

A tampa do porta-malas é totalmente nova, com vincos diferenciados, que salientam as lanternas. Das lanternas do Novo Gol saem duas linhas paralelas que cortam toda a parte traseira do carro, deixando o logotipo Volkswagen (que segue a mesma proposta sofisticada do dianteiro) no lugar mais nobre.

  

O Novo Gol passa a trazer novas lanternas com superfícies alinhadas à superfície da lateral do carro, onde foi eliminado o chanfro ao redor da lanterna. Isso proporciona um visual bastante limpo e uma qualidade de acabamento externo de veículos de categorias superiores.

  

Áreas nobres mais iluminadas
O para-choque traseiro conta com novas linhas, mais rápidas e fluidas. Isso fica evidente quando se olha para os traços que determinam o posicionamento da placa. Outra novidade é a inclusão dos retrorrefletores na parte inferior do para-choque traseiro, item inédito no Gol e no Voyage. Os retrorrefletores, alinhados com a placa, dão a impressão de que o carro está mais largo e baixo.

  

Como ocorre na parte frontal, o para-choque traseiro também traz novas áreas de iluminação. E justamente por isso, todos os itens escritos foram reposicionados para sempre ter leitura perfeita.

  

Em uma vista lateral traseira, é possível notar que as letras dos escritos “Gol” e “Voyage” têm as bases mais espessas do que as partes altas. Isso permite que, ao visualizar totalmente a parte traseira do veículo, a luz ambiente reflita as letras e realce os nomes dos modelos.

  

Falando especificamente do Novo Voyage, o sedã passa a ser equipado com lanterna dupla, parte fixada na tampa traseira, parte localizada na lateral da carroceria. Todo o conjunto de iluminação na parte de trás ficou mais largo, quase pontiagudo, e ao mesmo tempo mais estreito.

  

Outro diferencial da parte de trás do Novo Voyage é que o sedã conta com o um vinco forte de conexão entre as lanternas. Além disso, na versão topo de linha Comfortline, há um friso cromado e um defletor de ar posicionados na tampa do porta-malas. A lanterna de neblina está incorporada nos retrorrefletores. Estes, por sinal, são item de série em todas as configurações do Novo Voyage.

  

No interior, qualidade de segmentos superiores
Ao retrabalhar toda a cabine do Novo Gol e do Novo Voyage, o time de design da Volkswagen do Brasil partiu do princípio de que não há nada mais agradável ao ser humano do que um ambiente com elementos organizados. Nesse contexto, todos os novos gráficos e elementos do painel seguem teorias formais simples, traçadas por linhas horizontais, paralelismo, repetições e proporções bem dimensionadas e estudadas.

  

O Novo Gol e o Novo Voyage trazem em seus habitáculos materiais de altíssima qualidade e tecnologia. Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas. Prova disso é o trabalho especial nas saídas de ar, que têm regulagem milimétrica e novo visual.

  

Esses novos difusores de ar, quando fechados, garantem um acabamento visual muito nobre e ajustado ao “corpo” do painel, e – quando abertos – são muito mais amigáveis de serem manipulados. Além disso, as quatro saídas de ar contam com um elegante aro cromado central, típico em veículos de alto padrão.

  

Ergonomia aprimorada
Todos os botões de acionamento contam com novo formato e ergonomia. “O acionamento está mais agradável. O cuidado com o bem-estar dentro do veículo é muito importante. Ajustamos, inclusive, a intensidade do click quando se mexe nos botões”, explica Veiga.

  

O instrumento combinado (cluster) ganhou iluminação de LEDs (diodos emissores de luz) em branco, considerados os mais nobres. Além de conferir um aspecto mais moderno a todo o conjunto, os LEDs oferecem melhor leitura e têm durabilidade significativamente maior do que as luzes comuns. Justamente por isso, a terceira luz de freio (break light) passa a ser de LED no Novo Gol e no Novo Voyage. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central.

  

Seguindo os passos de modelos como Polo, Jetta e Passat, o Novo Gol 1.6 Power e o Novo Voyage 1.6 Comfortline trazem a chave seletora de luzes posicionada na parte inferior esquerda do painel, trazendo mais comodidade ao motorista e melhorando a ergonomia.

  

O painel traz acabamento em dois tons, de maneira que o no sedã a cor do painel conta pigmentos mais “quentes”, enquanto que no hatch, a tonalidade é mais fria, puxada para o azul.

  

Ainda nas configurações topo de linha, são de série bancos com a tecnologia embossed sobre tecidos, que estão mais nobres. Essa “modelagem” nos tecidos também foi aplicada nos painéis das laterais das portas e seguem mesmo tom utilizado no painel e no carpete. Para finalizar o acabamento diferenciado, a cabine do Novo Gol 1.6 Power e do Novo Voyage 1.6 Comfortline passa a ter detalhes cromados, com qualidade e refinamento incomuns para o seu segmento no mercado nacional.

  

O pomo de câmbio (na transmissão manual de cinco marchas) também é novo. Está mais encorpado e conta com acabamento black piano, semelhante à alavanca utilizada no Jetta Comfortline. A equipe de Color & Trim teve especial cuidado ao desenvolver os novos forros das laterais das portas e os carpetes, que sempre combinam com as novas tonalidades do painel.

  

O Novo Gol e o Novo Voyage utilizam as melhores tecnologias em materiais quando se fala em tecidos. Desde a versão de entrada de ambos os modelos, há de série teares, de alta qualidade e gramatura, com aspecto nobre. Os painéis das laterais das portas também são revestidos com teares coloridos, que enriquecem e geram maior sensação de conforto no interior do veículo.

  

Outro item presente desde as versões de entrada do Novo Gol e do Novo Voyage é o tecido que contém em sua composição garrafas PET recicladas. Há, ainda, a opção do acabamento Native para os bancos, o que confere mais requinte e ao mesmo tempo praticidade ao interior dos veículos.