Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automobilística será 22 de agosto. Enrico Vassalo, presidente da Fiat Powertrain, e Pedro Manuchakian vice- presidente de Engenharia da GM Brasil, estão entre os convidados

Dentro do novo regime automotivo, qual o papel do governo, empresas e entidades nessa nova etapa de desenvolvimento da engenharia e da tecnologia no Brasil? Esse será o tema central do Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automobilística, dia 22 de agosto, no Sheraton WTC, em São Paulo (Avenida Nações Unidas, 12.559). Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, abrirá os trabalhos às 8h40.

Robson Galvão, diretor de Simpósios e de Programas Estudantis da SAE BRASIL, considera o encontro a grande oportunidade para a avaliação do momento atual e alinhamento de perspectivas e de estratégias em curto e médio prazo. “Convidamos analistas e os principais executivos do segmento automotivo para apresentarem seus pontos de vista e debaterem os rumos da engenharia nesse panorama de mudanças que vivemos e onde temos de competir”, assinala o engenheiro.

Palestrantes – Entre os convidados está Paulo Cardamone, diretor da IHS Global Insight, que trará visão atual das tendências globais, novas plataformas e cenários para a evolução da tecnologia no Brasil.

Manoel Horácio da Silva, presidente do Banco Fator, vai abordar a interdependência dos mercados e seus efeitos nas políticas de desenvolvimento autossustentado dos países emergentes.

Norberto Klein, diretor de Recursos Humanos da Fiat, e Marcel Oliveira, vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicação e Assuntos Corporativos da Schaeffler Brasil, participarão de debate sobre como enfrentar os desafios para a inovação e para a formação profissional de engenharia no Brasil. A mediação é de José Luiz Albertin, diretor SAE BRASIL.

Andrew Smart, diretor da SAE INTERNATIONAL, falará sobre as tendências globais da tecnologia automotiva e sobre os programas da SAE para enfrentar os novos desafios globais.

Gastão Rachou, diretor de Engenharia da MAN Latin America, Márcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford America do Sul, e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM para a América do Sul, debaterão sobre o papel da Engenharia Brasileira nos novos projetos globais. O painel será coordenado por Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL.

A integração de projetos, inovação, tecnologia e a experiência trazida do exterior para o Brasil com transportes urbanos, é o assunto da apresentação de Enrico Vassalo, presidente FPT Industrial.

O economista Roberto Macedo apresentará as perspectivas da economia e seus relexos na indústria automotiva brasileira.

“Entre os principais atributos do Simpósio de Tendências e Inovação da SAE BRASIL está a promoção de debates entre profissionais altamente especializados, que orientam e tomam decisões nas empresas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Programação

8h40 – Abertura Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL

8h35 – O Impacto da Globalização nas Tecnologias Automotivas – Paulo Cardamone, IHS Global Insight

9h35 – Crédito, Financiamento e Juros: Alavancagem ou Ameaça para os Mercados – Manoel Horácio da Silva, presidente do Banco Fator.

10h45 – Debate – Inteligência Automotiva, Inovação e Carreira – Norberto Klein, diretor de Recursos Humanos Fiat; Marcel Oliveira, vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicação e Assuntos Corporativos Schaeffler América do Sul. Coordenação José Luiz Albertin, diretor da SAE BRASIL

11h45 – Os Rumos Globais da Tecnologia Automotiva (The Global Automotive Technological Trends) – Andrew Smart, diretor da SAE INTERNATIONAL

13h50 – Debate – A Engenharia Brasileira Competirá Globalmente? – Gastão Rachou, diretor de Engenharia da MAN Latin America; Márcio Alfonso, diretor de Engenharia Ford América do Sul; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia GM América do Sul. Coordenação Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL

14h50– O Novo Regime Automotivo – O Impacto na cadeia de Autopeças – Diretor do Sindipeças
16h – A Experiência dos Transportes Urbanos do Exterior Trazida para o Brasil – Enrico Vassalo, presidente FPT Industrial.

16h40 – Perspectivas da Economia e da Indústria Automotiva – Roberto Macedo, economista

17h30 – Encerramento