Sinotruk apresenta detalhes sobre projeto da fábrica em Santa Catarina. Unidade fabril que será construída na cidade de Lages irá gerar 400empregos diretos em uma área de 1 milhão de m². A produção será destinada para atender mercado interno e da América Latina

Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, apresentou nesta sexta-feira, 27, em Lages, Santa Catarina, o plano de investimentos para a unidade fabril da Sinotruk que será construída na cidade e informações mais detalhadas sobre o projeto. A apresentação foi feita com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e demais autoridades locais, além de concessionários Sinotruk do Paraguai e de Santa Catarina. Segundo o diretor, a produção inicial será de 5 mil caminhões por ano, chegando a 8 mil um ano depois em um único turno de produção. “Nossa produção será destinada a atender o mercado interno, assim como todo a América Latina”, diz Anderson.

A fábrica, que iniciará suas atividades com montagem em KD (Knock Down), será instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados ainda outra área de 1,2 milhões de metros quadrados dentro do complexo industrial destinado aos fornecedores da Sinotruk.

O cronograma prevê o período de julho a dezembro de 2012 para aprovações do projeto junto aos órgãos competentes, terraplanagem e outros. De janeiro de 2013 a junho de 2014 estão previstasobras de construção civil, compra e instalação de maquinários para atender a primeira fase do projeto que posteriormente irá receber investimentos visando atender os índices de nacionalização do novo regime automotivo. “Teremos investimentos significativos por parte de parceiros em motores, transmissão, eixos, cabines e demais itens que estarão sendo desenvolvidos na primeira etapa do projeto”, conta Joel Anderson.

Com base na produção de até 8 mil caminhões por ano em um único turno, a Sinotruk prevê gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores já na primeira etapa do projeto. “A demanda de novas vagas depende do mercado, por isso esse número pode crescer de forma significativa”, conta o diretor.

Os investimentos diretos previstos para a primeira etapa do projeto serão superiores a R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão em médio prazo por conta de investimentos necessários para odesenvolvimento de tecnologia, gestão, distribuição e comercialização.

Sobre a Sinotruk – A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.
Sobre a Elecsonic – Constituída em 2009 por um grupo de sócios brasileiros, todos oriundos do setor automotivo, a Elecsonic, conhecida como Sinotruk Brasil, é importadora dos caminhões chineses Sinotruk Howo 6×4 e 6×2. Em breve iniciará as importações do modelo Premium A7, Euro V. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). Em abril deste ano, anunciou joint-venture com a CNHTC (Sinotruk China) e anunciou a construção de uma fábrica em Lages, Santa Catarina.