Em 2011, a Construction Expo – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura inovou ao apresentar sete salões temáticos, que focaram grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País. Para a edição de 2013, a feira manterá esses espaços diferenciados, além de apresentar as principais novidades em serviços, materiais e equipamentos destinados ao setor.
O primeiro salão confirmado é o da Construção Seca, que reunirá a cadeia produtiva do drywall e do steel frame, incluindo fabricantes de materiais, de insumos, de acessórios, de ferramentas e máquinas para instalação do sistema, construtoras, montadoras, projetistas, calculistas e demais empresas de prestação de serviços.
O objetivo desse espaço diferenciado é apresentar aos visitantes as vantagens e diferenciais competitivos do sistema, bem como as empresas que estão posicionadas nesta cadeia, prontas para o atendimento das obras. Além disso, haverá uma área de demonstração do drywall e steel frame, onde será possível conhecer, na prática, os motivos pelos quais levaram esses sistemas a serem amplamente utilizados em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Inglaterra e Chile.
A iniciativa de promover um espaço exclusivo para a construção seca decorre da expansão desse mercado nos últimos anos. A indústria do drywall, por exemplo, espera, este ano, obter um crescimento de até 25% para o setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Drywall, o consumo de chapas para esse sistema de vedação chegou a 39 milhões de m² ano passado – uma alta de 15,4% em relação ao ano anterior, quando obteve 33 milhões de m². Entre as vantagens de sua utilização estão rapidez e limpeza na montagem, facilidade na reforma, manutenção e reparos, precisão e qualidade de acabamento, isolamento acústico e ganho na área útil, uma vez que as paredes de drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos.
No caso do steel frame, benefícios como limpeza e rapidez na montagem e na obra, excelente isolamento térmico e acústico, acabamento superior e ganho em espaço útil também são verificados. Além disso, há ainda outros ganhos técnicos e ambientais, como o menor custo para obra, rapidez na entrega do empreendimento, redução de 90% do consumo de matérias primas naturais, a não produção de entulho, utilização de água somente nas fundações e baixa manutenção.
A Construction Expo 2013 irá reunir toda a cadeia da construção, integrando as principais construtoras e entidades do país em busca de soluções para os desafios das obras de edificações e da infraestrutura brasileira. O evento está marcado para junho do próximo ano.
Congresso
Simultaneamente à feira, acontecerá o Sobratema Congresso – Edificações & Obras de Infraestrutura irá debater os temas mais importantes para o setor da construção, sendo palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes das principais entidades e empresas do setor.
Resultado da participação das mais representativas entidades nacionais e internacionais, construtoras, fornecedores, universidades e renomados profissionais do setor da construção, o Sobratema Congresso terá uma programação ampla com temas atuais, como: desenvolvimento tecnológico, segurança e conformidade, alinhados às grandes metas setoriais da qualidade e da sustentabilidade.
Conselho
As entidades confirmadas para participar do Conselho da Construction Expo 2013 são: ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVIDRO – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, ABRASFE – Associação Brasileira das Empresas de Formas e Escoramentos, ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil, ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, ASFAMAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, DRYWALL – Associação Brasileira do Drywall, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr – Instituto Aço Brasil, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, INSTITUTO DE EGENHARIA – SP, SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, SINDAREIA – Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo, SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, e SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo.
Informações: www.constructionexpo.com.br





