A Divisão Marine do Grupo ZF estuda colocar em prática neste segundo semestre a venda direta ao cliente com o financiamento do Cartão BNDES. Desde janeiro de 2011, as concessionárias do Grupo já trabalham com o produto do banco público, que oferece vantagens como limite de crédito de até R$ 1 milhão, prazo de parcelamento de 3 a 48 meses e uma taxa de juros pré-fixada sempre mais atraente que as praticadas por instituições privadas.
Entre janeiro de 2011 e junho de 2012, as vendas de reversores marítimos e peças de reposição nacionais do Grupo ZF através do Cartão BNDES chegaram a cerca de um milhão de reais. Alguns financiamentos foram negociados em 48 vezes a uma taxa de juros de 0,98% ao mês. Apesar de ser comum no setor marítimo, essa forma de venda dentro do nicho de reversores marítimos é feita exclusivamente pela ZF.
No site do Cartão BNDES, o comprador tem acesso a 10 produtos da Divisão Marine que podem ser financiados, entre eles os reversores e peças diversas para manutenção, como as bombas de óleo, comandos hidráulicos, conjunto de carcaça, eixo, porta-lameta de acionamento, engrenagens, flanges de saída e pinhões de acionamento.
As concessionárias ZF comprovam as operações com o Cartão. “As empresas privadas de transporte de passageiros e de cargas, de offshore e de pesca buscam comprar cada vez mais pelo BNDES. O privilégio de taxas de até 11% ao ano não pertence mais apenas às grandes companhias. E o financiamento é super simples, não existe burocracia”, diz Antonio Neves, proprietário da Rebmar, do Rio de Janeiro (RJ).
No Brasil, a Divisão Marine fabrica em Sorocaba (SP) seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp e aplicados em operações contínuas) que podem ser financiados pelo BNDES, pois o índice de nacionalização desses produtos está em torno de 91%. Os reversores são o ZF 40, ZF 220, ZF 220 A, ZF 220 V, ZF W 220 e o ZF W 1800.
GRUPO ZF – Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 72 mil colaboradores e 117 operações em 26 países, registrou vendas de 15,5 bilhões de euros em 2011. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. Com cerca de 5,7 mil colaboradores e vendas de R$ 2,2 bilhão, fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícola s e reversores marítimos.



