Em um primeiro dia atípico de Sertões, Riamburgo Ximenes faz o 2º tempo, e Peterhansel o 4º. A competição ofereceu um primeiro dia desgastante e muito seletivo

O Rally do Sertões começou ontem, domingo, de forma surpreendente. A organização já havia prometido e a palavra foi cumprida, a 1ª Etapa mostrou que o Sertões 20 Anos será a mais difícil de todas as edições da sua história. A prova dos carros foi suspensa no km 89,17 dos 176 de especial previstos para a etapa de abertura e os resultados foram calculados até este ponto.

Com a palavra, o time
A X-Raid e suas duas duplas, Stéphane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret e Riamburgo Ximenes/ Flávio França, comentam logo abaixo as dificuldades e resultados do 1º dia.

“Fiz a especial sem preocupação com o tempo, como era minha tática, tenho que primeiro aprender melhor o carro”, disse satisfeito Riamburgo. “Foi a especial mais dura em todas as minhas participações no Sertões, com uma areia muito fofa. Mas ao mesmo tempo areia não faz poeira o que me permitiu alcançar e passar quatro carros que largaram à minha frente: os dois Mitusbishi dos irmão Baumgart, o T-REX do Marcos e o Sherpa do Franciosi, foi só tocar o Sentinel (sistema que avisa que um concorrente segue de perto e com velocidade para passar) que todos me deram passagem. Ainda estou me adaptando a BMW X3CC que é muito prazeroso de guiar em uma prova de alta competitividade”, comentou cansado mas satisfeito.

Stephane Peterhansel também tinha o que comentar e disse “Muito estreito, muito difícil, a 40km da chegada estava tudo bloqueado pela água e pelos UTVs e não tinha como ir em frente. Larguei em 4º lugar, passei os dois Mitsubishi amarelos (irmãos Baumgart), e quando cheguei no Guiga ele já estava parado. Agora é esperar pelos tempos dessa etapa encurtada. O importante é continuar testando o MINI ALL4 Racing e melhorando ele cada vez mais.” concluiu.

As dificuldades foram tantas que apenas 30 das 58 motos que largaram chegaram ao final, a disputa entre os caminhões nem começou e a etapa foi cancelada

Resultado EXTRA-OFICIAL da primeira etapa*:
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi Lancer) – 1h17min17s
2-) Riamburgo Ximenez/Flavio França (BMW X3) – 1h17min43s
3-) Felipe Bibas/Emerson Cavassin (Evoque Rally) – 1h19min05s
4-) Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini X-Raid) – 1h19min18s
5-) Marcos Moraes/Fabio Pedroso (T-Rex) – 1h20min48s
*Ao fechamento deste comunicado, a CBA ainda apurava os tempos dos carros que chegavam ao parque de apoio em Barreirinhas (MA). Nesta segunda-feira (20), os resultados serão oficializados

Etapa de Hoje
2ª etapa:
Barreirinhas (MA) – Bacabal (MA)
Deslocamento incial: 1 km
Especial: 148 km
Deslocamento final: 365 km
TOTAL: 514 km.

O segundo dia de competição, entre Barreirinhas e Bacabal (MA), já começa a mostrar que o Sertões 2012 não será fácil. “A especial é praticamente 100% areia, e haverá um trecho de 30 quilômetros com navegação por GPS nas dunas. O visual é belíssimo, passando pelos Pequenos Lençóis. O deslocamento final começa por estradas de terra, quase uma trilha, e depois os competidores chegam ao asfalto para alcançarem Bacabal”, explica o diretor técnico.