Mostrar os avanços tecnológicos e discutir o balanceamento entre forças que impulsionam a inovação e os desafios que existem no setor de powertrain no Brasil são os objetivos do 10º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Campinas (av. Benedicto Campos, 35, Jardim do Trevo) e contará com dois blocos distintos, um voltado a motores Ciclo Otto e outro específico sobre transmissões.
Em comemoração aos 10 anos do simpósio, neste ano o bloco de transmissões terá dois dias. No dia 6 ocorrerá um curso sobre transmissão que abordará temas de relevância para os profissionais da área. “Fizemos uma programação para alcançar desde o engenheiro especialista até aquele que atua em áreas menos específicas”, explica Mauro Moraes, chairman do simpósio.
O curso faz parte do módulo da certificação SAE e terá com tema central Vibração e Dinâmica em transmissões. Para o diretor o assunto é de grande interesse, pois não há cursos que tratem apenas de um item. “Essa primeira edição é piloto. Se tivermos boa aceitação daremos continuidade em 2013 e prosseguimento com outros temas importantes para o mercado”, comenta.
No dia 7 haverá palestras técnicas com grandes profissionais que mostrarão as tendências tecnológicas na área de transmissões. O bloco encerrará com debate com representantes da indústria, governo, pesquisa e fornecedores para fomentar a seguinte reflexão: “O Brasil está preparado para inovar ou está fadado à desindustrialização?”.
“Esperamos assim levantar as reais necessidades do mercado, conhecer seus pontos fracos e fortes e discutir com toda a cadeia o que estamos vivenciando por aqui”, acrescenta Moraes.
Motores – No bloco de Motores Otto, no primeiro dia os participantes contarão com palestras técnicas e no segundo dia acontecerão diversos painéis de discussões com importantes nomes da indústria.
“Profissionais de grande referência em motores ciclo Otto farão parte desses painéis, e por meio deles saberemos o que as empresas estão pensando e quais as possíveis tecnologias que serão utilizadas no mercado brasileiro nos próximos anos”, diz o chairman.
Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL,os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do seu conteúdo, tecnologia de ponta e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.
Oportunidades – Além das palestras, curso e debates os participantes poderão conferir uma exposição tecnológica que irá promover o network profissional, troca de experiências, informações e ideias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa
Os dois encontros estão com as inscrições abertas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.
Confira a programação completa do bloco de Motores Otto no http://www.saebrasil.org.br/secoes_regionais/Default.aspx?cod_evento=748 e do bloco Transmissões no http://www.saebrasil.org.br/secoes_regionais/Default.aspx?cod_evento=751



