Transporte Público de qualidade exige investimento e inovações

O Brasil começa a dar passos importantes para resolver um problema antigo e importante, que é a falta de acessibilidade no transporte público. A escassez de elevadores nos ônibus da cidade impede as pessoas que tem restrição de locomação de se mover livremente pelas cidades, restringindo a sua autonomia. Sem essa liberdade, os cidadãos em questão acabam dependendo de terceiros e, em muitas ocasiões, desistindo de levar adiante compromissos acordados e projetos particulares.

Em São Paulo, por exemplo, há 15 mil ônibus e cerca de 4 mil adaptados. No município do Rio de Janeiro, da frota de 8,8 mil, 2 mil estão adaptados, segundo o sindicato das empresas de ônibus. Números representativos para um país que ainda engatinha na área de acessibilidade urbana, e a tendência é que esses números cresçam significativamente nos próximos meses.

No ano passado, a empresa Tercek, fabricante de produtos, peças e componentes metal-mecânicos para as indústrias hidráulica, agrícola, automotiva, rodoviária e mecânica em geral, lançou um produto que está contribuindo com o crescimento da acessibilidade automotiva. A empresa introduziu no mercado o seu primeiro produto próprio, o “Líbero”, um elevador elétrico para ônibus, equipado por um conceito tecnológico totalmente inovador.

O elevador elétrico tem o objetivo de beneficiar pessoas portadoras de deficiências físicas ou com mobilidade reduzida, além de motoristas e cobradores de ônibus, devido a sua facilidade operacional. Todo o processo de acionamento do Líbero é realizado apenas com um botão, seu manuseio é simples, fator que previne acidentes e gera maior segurança.

O elevador foi desenvolvido em parceria com a ITEC – Incubadora Tecnológica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) contou com uma equipe de engenheiros, designers, tecnólogos em automação e projetistas, que trabalharam mais de 4000 horas, durante três anos para desenvolver, testar e aperfeiçoar a tecnologia do “Líbero”, que conta com o apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.

A cadeirante Cassandra Gomes Ramos, servidora pública municipal de Caxias do Sul – RS, cidade onde é sediada a Tercek, é usuária do “Líbero” e gosta muito do elevador, por ser silencioso e ter uma estrutura maior, gerando mais segurança que os outros. “Eu uso o Líbero desde a fase de teste. Foram feitos alguns ajustes no elevador para melhor. Alguns colegas cadeirantes também aprovaram o Líbero. O objetivo é que o elevador seja acionado pelo motorista com facilidade e transportar as pessoas com deficiência física com segurança e também não atrapalhar no corredor de ônibus nem atrasar os passageiros. Acredito que é um sistema que deu certo”, conta Cassandra.

O engenheiro mecânico e consultor de empresas João Carlos da Silva Cardoso, avalia o “Líbero” como algo inédito no mercado automotivo. “Acredito que os conceitos tecnológicos utilizados no Líbero estão alinhados com o que tem de mais inovador dentro do segmento de transporte rodoviário de passageiros, tanto no transporte privado como no coletivo”, afirma João Carlos.

Foi muito importante para a Tercek criar um elevador de qualidade e diferente dos que existem no mercado. O “Líbero“ oferece mais recursos, é leve com menos de 180 kg, silencioso, não suja o veículo e quase não exige manutenção. É o elevador automotivo mais leve já fabricado no Brasil, o que contribui com a otimização do consumo de combustíveis, pneus, freios, lubrificantes e suspensão. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Energia e Pesquisa Ambiental – IFEU, na Alemanha, 100Kg a menos em um ônibus urbano economiza até 2250 litros de óleo diesel, na sua vida útil.

Novas unidades do “Líbero” já estão sendo instaladas nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, as quais servirão de referência para outros clientes que poderão ver o equipamento de perto. A Tercek pretende ampliar a sua engenharia e quer lançar mais dois produtos no mercado até o final do ano, entre eles um elevador semi-automático para atender um diferente nicho. “Em 2012 queremos ampliar a penetração e consolidação do produto ampliando a produtividade da fábrica”, explica Aurélio Boff, diretor da Tercek.

TERCEK USINAGEM DE PRECISÃO LTDA.

Endereço: Rua Emílio Ribas, 189

Bairro São José – Caxias do Sul -RS

Tel.: (54) 3028-6376

Email: comercial@libero.ind.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.libero.ind.br