105 anos de Automóvel Clube do Brasil. Sede do Automóvel Clube do Brasil no início do século XX

Dos salões de exposição com os bólidos de sucesso da época, passando pela criação e realização de competições, ou ainda, dando início ao desenvolvimento de regras para o trânsito e escolas de condução no país, o Automóvel Clube do Brasil completa 105 anos neste dia 27, sendo a referência mais importante na história do automobilismo nacional.

  

O atual patrono do Automóvel Clube do Brasil e eterno Vigilante Rodoviário, Carlos Miranda, estará em São Paulo nesta terça-feira para prestigiar as comemorações dos 63 anos da TV brasileira. Também estarão na cidade a Srª Carmita Lacerda Soares e Marcos Villares, sobrinhos-netos do pai da aviação, Santos Dumont, e profundos conhecedores da paixão do tataravô pelos automóveis.

  

Com as histórias contadas pelo trio, muito de nossa herança automobilística pode ser descoberta e contemplada por quem ainda não conhece, mas tem curiosidade em saber. Como o fato de o Automóvel Clube do Brasil ter sido idealizado e fundado por Alberto Santos Dumont, em 27 de setembro de 1907 na cidade do Rio de Janeiro.

Ele, que foi o primeiro a possuir um veículo a combustão e pneus de borracha no país, um Peugeot “Vis-a-Vis” de 3,5 HP, trazido em novembro de 1891, contou com a ajuda dos amigos na criação do Clube.

Também estão na lista dos primeiros proprietários de automóveis do país figuras ilustres, como: Aarão Reis, o primeiro presidente do ACB, José do Patrocínio, Álvaro Fernandes da Costa Braga, Olavo Bilac e Fernando Guerra Durval, citando apenas os mais conhecidos.

  

Da nobreza a popularidade

Se no inicio da era motorizada, os automóveis eram artigos de luxo, algo acessível apenas para os nobres e endinheirados que podiam arcar com os altos custos de possuir tais máquinas revolucionárias, com o passar dos anos e a chegada da industrialização estes custos foram diminuindo, junto as mudança na sua utilização e necessidade de possuir um automóvel perante a população.

No Brasil, as corridas serviram para mostrar suas vantagens na locomoção de pessoas e deram início a construção de estradas, consequentemente a ligação entre as cidades, diminuindo assim o tempo das viagens. Alguns carros dessa época e tantos outros modelos estarão em exposição no mês de novembro, na 2ª edição do SIVA (Salão Internacional de Veículos Antigos de São Paulo), com a premissa de ser muito mais que um hobby para os apreciadores de veículos antigos.

O evento promete reviver cada década da história automotiva, retratando as mudanças de comportamento e estilos, sem esquecer os grandes homenageados: os antigomobilistas e suas máquinas maravilhosas em um grande encontro movido a gasolina e pneumáticos!

Aniversário de 105 anos da fundação do Automóvel Clube do Brasil

Data: 27/09/2012

Curta e acompanhe as notícias do ACB: facebook.com/automovelclubedobrasil

Mais informações sobre o Clube, filiação e certificação de originalidade para obtenção de placa preta em: automovelclubedobrasil.org.br