Allison e Dana passam a deter os direitos da tecnologia NuVinci®, desenvolvida pela Fallbrook. O avanço da tecnologia do conjunto de planetárias de relações continuamente variáveis – Continuously Variable Planetary (CVP) vem ganhando espaço entre os usuários , já que melhora a eficiência e desempenho do veículo

A Allison Transmission Holdings Inc. (NYSE: ALSN), a Dana Holding Corporation (NYSE: DAN), e a Fallbrook Technologies Inc. acabam de anunciar a formação de uma parceria estratégica para desenvolver, fabricar e comercializar transmissões de alta eficiência para veículos de passageiros, veículos comerciais e equipamentos fora-de-estrada. Essas transmissões de última geração serão concebidas para aumentar a eficiência no consumo de combustível, reduzir as emissões e melhorar o desempenho global do veículo.

  

A tecnologia CVP NuVinci®, da Fallbrook, que permite a realização de projetos que reduzem a complexidade das transmissões, supercompressores e outros sistemas de trem-de-força, além de garantir que o motor trabalhe usando as marchas mais eficientes, está sendo licenciado para a Allison e para a Dana.

  

Por meio deste acordo de licenciamento, a Allison passa a deter a exclusividade de direitos da Fallbrook para utilizar sua tecnologia CVP no desenvolvimento e comercialização de sistemas de transmissões para os mercados onde atua. Isso inclui veículos comerciais, aplicações militares, equipamentos fora-de-estrada e estacionários.

  

“Como principal fornecedor global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais, a Allison está empenhada em desenvolver e implementar novas tecnologias que vão ao encontro da necessidade do mercado, garantindo melhor desempenho, economia de combustível e durabilidade”, disse Lawrence E. Dewey, Chairman, Presidente e Diretor Executivo da Allison. “Por aproximadamente um século temos merecido a confiança de nossos clientes, graças à dedicação, à qualidade, à integridade e à inovação – valores que são compartilhados por Fallbrook e Dana. Nossa parceria será ideal para o desenvolvimento de novas tecnologias para a próxima geração de veículos comerciais”.

  

Sob acordo paralelo, a Dana terá uma licença exclusiva da Fallbrook para desenvolver e produzir componentes de transmissão, e outras soluções avançadas para a tecnologia NuVinci® CVP, para veículos de passageiros e algumas aplicações fora-de-estrada nos mercados atendidos pela empresa.

  

Para os mercados de atuação da Allison Transmission, a Dana e a Allison assinaram uma carta de intenções para explorar uma aliança estratégica por meio da qual a Dana seria, única e exclusivamente, um fabricante dos componentes de transmissões com tecnologia NuVinci® CVP para Allison.

  

“Em longo prazo, essa parceria estratégica entre Allison e Fallbrook, ambos líderes reconhecidos em termos de inovação, deverá alavancar sinergias tecnológicas em todos os mercados onde atuamos – para veículos de passageiros, veículos comerciais e fora-de-estrada”, afirma Roger J. Wood, Presidente e CEO da Dana. “Esta tecnologia é um verdadeiro salto adiante em termos de projeto de transmissões, o que evidencia o nosso crescente portfólio de sistemas avançados de transmissões, de soluções abrangentes, e de valor para os veículos dos nossos clientes”.

  

A Fallbrook, proprietária da tecnologia NuVinci® CVP, tem sua tecnologia baseada na classe de transmissões continuamente variáveis, que tem evolução constante e altamente adaptativa. O sistema controla as relações entre marchas e torque, e é indicado para dispositivos mecânicos que tenham transmissão ou que se beneficiem da frequente variação de marchas ou torque. A transmissão NuVinci® se utiliza de um conjunto de esferas rotativas situadas entre a entrada e a saída dos componentes da transmissão.

A inclinação das esferas altera seu diâmetro de contato e varia a relação de marcha. Em comparação com outras tecnologias existentes, uma análise da Fallbrook mostra que a tecnologia NuVinci® é menos complexa, tem custos inferiores de fabricação, e proporciona ótimo desempenho.

  

Allison e Dana são empresas líderes na indústria de transmissões, e os investimentos para a adoção da tecnologia NuVinci® representam um poderoso apoio para o mercado de veículos e outros aplicativos”, diz William G. Klehm III, Presidente e Diretor Executivo da Fallbrook. “Essa parceria complementará a nossa bem-sucedida linha de produtos, além de auxiliar o mercado de transmissões. Adicionalmente, a adoção da tecnologia NuVinci é coerente com os planos de crescimento da Fallbrook na comercialização de acessórios para transmissões e outras aplicações industriais.”

A produção em larga escala das transmissões fora-de-estrada equipadas com componentes NuVinci nos mercados onde a Dana está presente deverá ser atingida entre três e cinco anos, enquanto a sua implementação em veículos de passageiros e comerciais é esperada para antes do final desta década.