Competitividade na manufatura terá debate dia 12, em Caxias do Sul, RS. Simpósio SAE BRASIL de Manufatura discutirá o papel da manufatura na atuação e sucesso das empresas

Com a constante mudança e modernização do mercado mundial, se manter competitivo é o grande desafio que a indústria de transformação precisa vencer. E para discutir essa realidade será realizado no dia 12 de setembro, em Caxias do Sul (RS) o Simpósio SAE BRASIL de Manufatura.

Com o tema central “O papel da manufatura na competitividade global”, o objetivo do encontro é proporcionar conhecimentos ligados à manufatura e competitividade, além da interação com palestrantes e painelistas de renome na área.

Entre os palestrantes, destaque para o ex-ministro do Planejamento e Orçamento, do governo FHC, Paulo de Tarso e de José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul. “Essas participações serão muito importantes, pois iremos abrir o encontro falando sobre macroeconomia, o que será excelente para nortear os participantes da atual e futura situação do mercado e logo depois um grande especialista falará sobre a manufatura e competitividade”, explica Clairton Spido, chairman do simpósio.

Para o engenheiro o que tem diferenciado os mercados é a competitividade e, necessariamente, as organizações devem focar seus esforços neste caminho. “Hoje temos mais competidores, os ciclos de vida dos produtos estão mais reduzidos, os mercados menos protegidos, e ter a competitividade como foco é certeza de poder participar do mercado”, afirma.

Spido comenta que o Brasil possui dimensões competitivas importantes, contudo temos um caminho desafiador pela frente que nos remete a ações imediatas e de longo prazo. “Por isso, as empresas precisam investir mais em inovação e fomentar a competitividade em nosso País, só assim nos manteremos fortes frente à competição global”, enfatiza.

Visitas técnicas – Para complementar o evento, no dia 13, serão realizadas visitas técnicas nas empresas Agrale e Suspensys, com objetivo de apresentar os processos produtivos. “Essa será uma ótima oportunidade para identificar novas práticas e benchmarking”, finaliza Spido.

“Pela sua qualidade de conteúdo e fidelidade aos objetivos, os eventos das Seções Regionais da SAE BRASIL vêm contribuindo para o avanço de ações na área da mobilidade brasileira. O foco de seus participantes e patrocinadores torna esses encontros ocasiões ideais para lançamento de produtos inovadores e ideias avançadas”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Exposição- Além das palestras e painéis, os participantes do simpósio terão a oportunidade de visitar uma exposição com 20 estandes em que empresas irão mostrar suas tecnologias e processos de produção. “Essa é uma grande oportunidade para o participante do simpósio ampliar seu network, trocar conhecimentos e experiências”, diz Spido.

As empresas que participarão da exposição são: Ação/Sick, Atlas Copco, Braslux, Control Tech, Ftec, Fuchs do Brasil, General Coat e Plastecss, Jzingano, Macruz, Motoman, Selltis, SIMECS, SV Schio e Traço Desenvolvimento.

O Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizado no Hotel Intercity Premium (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, n° 333), e tem o patrocínio da Eisenmann do Brasil, Empresas Randon, Lesi /Seco, Marcopolo, Powermig, Produttare, Siemens e Tiesse Robot.

Confira a programação:

9h10 – Solenidade de Abertura
9h30 – Palestra de abertura: “Cenários”, com Paulo de Tarso, da Fundação Dom Cabral e ministro do Planejamento e Orçamento 1998/1999.
10h45 – Palestra: “Manufatura e Competitividade – Case GM”, com José Eugênio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul.
11h30 – Sessão de perguntas mediada por Sandro Trentin, diretor de Operações da Keko.

PAINEL: CASES DE MANUFATURA
13h30 – Palestra com Ingomar Goltz, diretor de Manufatura AGCO do Brasil.
14h – Palestra com Carlos Alberto Schuch Bork, especialista em desenvolvimento industrial.
14h30 – sessão de perguntas mediada por Luis Silveira, diretor de operações da TMSA.

PAINEL: A INTEGRAÇÃO ENTRE MANUFATURA E LOGÍSTICA NA BUSCA DA COMPETIVIDADE
15h30 – Palestra com Antônio Renato Leite, consultor de desenvolvimento de mercado da Siemens.
16h – Palestra com Carlos Panitz, sócio da VE3 Consultoria e Tecnologia em Supply Chain.
16h30 – Palestra com Leandro Santana Goudarde Pereira, supervisor PPCP da MAN LatinAmerica.
17h – sessão de perguntas e respostas mediada por Esdânio Pereira, diretor Master Sistemas Automotivos.