Congresso SAE BRASIL mostra pela 1ª vez simulação de desencarceramento veicular. Com simulação de salvamento de vítimas de acidentes, a SAE BRASIL chama a atenção para a necessidade da redução do número de mortes no trânsito

Serão quatro as apresentações de desencarceramento e simulação de resgate veicular nos três dias do Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL (2 a 4 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo), a primeira em seguida à abertura oficial do evento, às 10h30, e as demais às 15h, nos três dias do Congresso.

Realizadas por equipe treinada sob coordenação do capitão Carlos Roberto Rodrigues, da Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, as simulações fazem parte da programação do Painel de Segurança Veicular do Congresso. O painel acontece dia 3, às 9h, auditório Jaçanã, cujo foco será A Posição do Brasil no Contexto Mundial da Segurança Veicular na Década de Ação pelo Trânsito Seguro.

“A simulação de operação de resgate de vítimas mostrará passo a passo como o salvamento é feito e destacará a importância do desenho da estrutura do veículo tanto para a proteção dos ocupantes no momento da colisão como para o resgate rápido e eficaz depois do acidente”, destaca Ricardo Plöger, chairman do Comitê de Segurança Veicular do Congresso SAE BRASIL 2012.

Também será apresentado pela primeira vez no congresso o 1º Compêndio de Fichas de Salvamento, com informações técnicas fornecidas pelas fábricas de veículos que indicam em cada modelo o lugar exato para o corte da carroceria, sem riscos para a operação e para a vítima.

Compêndio – O compêndio, que já foi distribuído para as corporações de bombeiros em 24 Estados brasileiros e já é aplicado em salvamentos em São Paulo, é o primeiro passo do projeto desenvolvido em parceria pela SAE BRASIL, no âmbito da Comissão Técnica de Segurança Veicular, e pela Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Mais de 10 empresas participam nesta primeira fase do projeto, entre montadoras e autopeças.

Os bombeiros simularão resgates usando serras do tipo sabre para quebrar o para-brisa e acessar o interior do veículo, e ferramentas hidráulicas para cortar as colunas e o teto, em quatro veículos intactos de diferentes fabricantes, em três posições distintas – quatro rodas no chão, tombado e capotado – com os airbags frontais disparados. Cada simulação levará 15 minutos e será precedida de breve apresentação do fabricante.

Congresso – Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras).

O Congresso terá 22 fóruns e painéis, quatro inéditos – Competitividade, Compras, Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos – e os tradicionais nas áreas Aeroespacial, Veículos Leves, Caminhões e Ônibus, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment.

Papers -Também serão apresentados 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o estado da arte de produtos e processos da engenharia da mobilidade.

Mostra Tecnológica – O Congresso SAE BRASIL 2012 exibirá também sua tradicional Mostra Tecnológica, em uma área de 12,5 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando as mais atualizadas tecnologias da mobilidade.

“O Congresso SAE BRASIL reúne num só lugar o conhecimento teórico e as melhores práticas do setor automotivo global, além de proporcionar fantásticas oportunidades de networking. É um fórum imperdível para os profissionais da engenharia”, diz Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.