A FPT Industrial está presente na 64ª edição do Motor Show Internacional de Hannover (Pavilhão 16, estande A23) com sua linha completa de motores Euro VI para aplicações em caminhões. O estande da empresa italiana, uma das produtoras mais importantes de motores para aplicações industriais, está localizado dentro da área de exibição dedicada ao Grupo Fiat Industrial.
A oferta da FPT Industrial no setor de transportes baseia-se nas famílias de motores F1, NEF e Cursor, que vão de 78kW a 412 kW (106 a 560hp). A excelência tecnológica e o design lean desses produtos resultam, para o cliente, no melhor desempenho, eficiência e alta confiabilidade.
Para cumprir os regulamentos futuros de emissão Euro VI na Europa, a escolha da FPT Industrial é a tecnologia HI-eSCR para motores em aplicações de estrada. Graças à otimização de combustão e desenvolvimento no sistema de pós-tratamento do gás do escapamento, os novos motores ocuparão uma posição de liderança em termos de eficiência, robustez e qualidade, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental. A FPT Industrial alcançou uma diminuição de mais de 98% de emissões de NOx em comparação a motores Euro I semelhantes, graças à implantação de um software especificamente desenvolvido, em combinação com o hardware de pós-tratamento de SCR de Alta Eficiência.
O comprometimento da empresa com a inovação contínua para satisfazer as necessidades de seus clientes traz benefícios consideráveis. Além de uma redução nos custos operacionais durante o ciclo de vida do produto. A tecnologia “SCR Only” da FPT Industrial garante motores mais confiáveis e eficientes em termos de consumo de combustível. Bastante atenção também foi dada à facilidade de instalação e flexibilidade do sistema.
Sistema SCR de Alta Eficiência
Os novos regulamentos de emissão de escapamentos do Euro VI, planejados para serem aplicados a todos os novos veículos comerciais pesados e ônibus registrados na Europa a partir do dia 1º de janeiro de 2014, introduzem reduções significativas em emissões de escapamento permitidas desses poluidores nocivos.
• Emissões de NOx reduzidas em 80%, em comparação com o Euro V;
• Redução de massa de PM em 66%, em comparação com o Euro V;
• Introdução de um limite de números de partículas, resultando em uma redução geral de PM de mais de 95%;
• Introdução de um limite de emissão de amônia.
Esses limites só podem ser alcançados através do uso de SCR (Redução Catalítica Seletiva), com ou sem EGR (Recirculação de Gás de Escapamento).
O uso de um sistema de EGR reduz as emissões de NOx na câmara de combustão, através de recirculação de gás de escapamento, com um consequente aumento na produção de matéria particulada e uma redução na eficiência de combustão. Além disso, com altas emissões de particulado para fora do motor, uma regeneração forçada do DPF (Filtro de Particulado a Diesel) é necessária.
A FPT Industrial decidiu, em vez disso, aumentar a eficiência do motor e reduzir o material particulado produzido pela combustão, somente graças à ausência de gases de escapamento recirculados. Enquanto o material particulado restante é reduzido no DPF passivo (onde a regeneração ocorre continuamente sem usar qualquer aparelho adicional), o NOx é reduzido no sistema do escapamento, enquanto melhora o consumo de combustível, o desempenho e a confiabilidade.
Em mais detalhes, o sistema é composto pelos seguintes elementos:
• Catalisador de Oxidação de Diesel (DOC)
• Filtro de Particulado a Diesel Passivo (DPF)
• Módulo de dosagem de Arla32
• Misturador de Arla32
• Redução Catalítica Seletiva (SCR)
• Catalisador de Limpeza (CUC)
Todo o sistema é equipado com uma rede de sensores integrados para controlar o NOx e qualquer excesso de NH3 (amônia) emitido.
A tecnologia “SCR Only” testemunha a introdução de uma nova abordagem integrada que é o resultado de uma pesquisa extensiva pela FPT Industrial, pesquisa essa que levou à criação de diversas patentes significativas para:
• Controle “fechado” para permitir a dosagem precisa de Arla32, para cortar o nível de emissões de NOx entrando no catalisador de SCR.
• Sistema de dosagem de Arla32 adaptivo, graças à tecnologia de controle baseada no uso de sensores de NOx e amônia, para fornecer informações precisas sobre a composição dos gases de escapamento.
• Mistura termicamente isolada de alta turbulência, para permitir a hidrólise homogênea da ureia e a correta distribuição no fluxo de gás de escapamento.
• Gerenciamento térmico melhorado, para acelerar a ativação do SCR na parte fria do ciclo de emissão
Todos os componentes do sistema de pós-tratamento do escapamento inteiro estão contidos em uma estrutura compacta, totalmente fechada, não impedindo, portanto, atividades de montagem de equipamentos de construção da lataria ou do chassi, e minimizando o impacto do peso.
A oferta do Euro VI da FPT Industrial para veículos de transporte
Avanços tecnológicos significativos foram introduzidos pela FPT Industrial em toda a linha de motores Euro VI para aplicações automotivas:
• introdução dos novos motores Cursor 9 e Cursor 11, com cilindrada aumentada, substituindo o Cursor 8 e o Cursor 10 do Euro V;
• introdução de um novo motor Cursor 13, substituindo o existente;
• introdução da última geração de equipamentos de injeção de combustível do tipo common rail eletrônico, em todos os motores da Série Cursor;
• VGT eletrônico, para garantir melhor desempenho de força/torque e, consequentemente, melhor performance;
• uso de um flap de escapamento controlado eletronicamente, para maximizar eficiência de conversão de NOx dentro do sistema SCR e aumentar a força de frenagem para até 30%, em relação aos motores Euro V;
• adoção de uma nova unidade de controle elétrica, para gerenciar os parâmetros do motor e o controle preciso do sistema de pós-tratamento;
• introdução de sistemas de separação de óleo de altíssimo desempenho, reduzindo ao máximo qualquer queima de óleo, com consequente contaminação do DPF.
Essas intervenções, combinadas com o uso da tecnologia HI-eSCR, trazem vantagens importantes para os clientes, como:
• pacote compacto e leve, fácil de manter, para melhor integração do sistema com a arquitetura do veículo
• sem exigências de resfriamento adicionais
• longos intervalos de drenagem
• consumo de combustível específico mais baixo
• mais força e densidade do torque
• pouco barulho e vibração, para melhor dirigibilidade
Essas diversas vantagens resultam na maximização do desempenho, sem impacto sobre a eficiência dos motores, propiciando, ao mesmo tempo, custos operacionais no mesmo nível que os motores Euro V.
A oferta da FPT Industrial para aplicações automotivas compreende as famílias F1, NEF e Cursor.
• A Família F1, um motor com injeção do tipo common rail de 4 cilindros, 2.3l (F1A) e 3.0l (F1C), propicia ótima eficiência e consumo mínimo de óleo, junto com longos intervalos entre manutenções. Os motores F1, que cobrem uma gama de forças de 78kW a 129 kW (106 – 176hp), contam com um sistema de injeção do tipo common rail de segunda geração, permitindo que alcancem torque e força máximos, com mínimo consumo de combustível. A FPT Industrial está presente no IAA com o motor F1C Twin-Turbo.
• A Família NEF inclui uma versão de 4 cilindros e 4.5l e uma versão de 6 cilindros e 6.7l; cobre uma gama de forças de 118kW a 235kW (160 – 320hp). Desenvolvida para satisfazer as demandas do cliente mais exigente, os motores NEF são a prova do design lean e da excelência tecnológica da FPT Industrial. Ambas as configurações, a de 4 e a de 6 cilindros, são equipadas com um sistema de injeção do tipo common rail, para uso pesado e de segunda geração, permitindo que alcance máximo desempenho em termos de torque e força. A Família NEF também se destaca por sua grande flexibilidade e confiabilidade, representando a referência em sua categoria.
• A Família Cursor de 6 cilindros está disponível em versões de 8.7l, 11l e 12.9l, e cobre uma gama de forças de 228kW a 412 kW (310 – 560hp). Os propulsores Cursor são a escolha certa para clientes que exigem torque, resposta de carga rápida, alta densidade de força, juntamente com máxima robustez e confiabilidade. Desempenho superior vem acompanhado de baixos custos operacionais. Graças a pesquisas contínuas e atividades de desenvolvimento, a Família Cursor adota as tecnologias mais avançadas, como o sistema de injeção do tipo common rail, para uso pesado e de segunda geração, garantindo pressões de até 2200bar. A FPT Industrial está presente no IAA com o novo motor Cursor 11 da série Euro VI.
A oferta de motores CNG da FPT Industrial
O gás natural, devido às suas características, queima de forma mais limpa do que outros combustíveis fósseis, resultando em menos fuligem no escapamento, o que torna o CNG ou o LNG a escolha apropriada para transporte urbano e ajuda a reduzir a poluição. A FPT Industrial, como líder europeia em motores a gás natural, tem a mais vasta gama de motores para uso on-road no mercado, capaz de satisfazer as demandas de aplicações em veículos comerciais leves, médios e pesados.
A oferta da empresa na linha CNG inclui o motor F1C (100kW – 136hp a 3500rpm), o motor NEF 6 (147Kw – 200hp a 2700rpm) e o motor Cursor 8 (de 180kW – 245hp a 1850rpm, até 243kW – 330hp a 2000rpm). A FPT Industrial está presente no IAA com o motor Cursor 8 CNG da linha Euro VI.




