GM, Ford, Volkswagen, Bosch e Delphi falam de projetos globais liderados pelo País no Congresso SAE BRASIL. Dia 2 de outubro, painel de Veículos Leves aborda projetos inovadores e competitividade da engenharia brasileira no cenário mundial

O desenvolvimento do projeto de modelos de veículos como o novo Ford EcoSport e do Chevrolet Spin liderados pela engenharia brasileira, estão entre os destaques do painel de Veículos Leves do 21º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade (2 a 4 de outubro, Expo Center Norte, São Paulo), cujo tema-título este ano será Projetos de Veículos Globais e Inovação liderados pelas Engenharias no Brasil. As apresentações do painel serão às 13h do dia 2 de outubro, auditório Santana 2 e 3.

Jomar Napoleão, chairman do Comitê Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL, aponta a oportunidade do debate: “Tivemos este ano lançamentos vários modelos globais cujos projetos foram liderados no Brasil; há que se analisar como isso pode se sustentar no futuro”, diz o engenheiro.

Palestrantes – Entre os participantes confirmados no painel estão Ruy Quadros, professor titular da UNICAMP, Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford para a América do Sul, Albino Marques, diretor de Engenharia da General Motors do Brasil, Wagner Lemmermann, supervisor de Engenharia da Delphi, Thiago Loureiro e Eduardo Sbragia, engenheiros de Produto da Volkswagen, e Martin Leder, chefe da Engenharia Avançada da Bosch.

Temas – O professor Ruy Quadros fará uma análise sobre a competitividade da engenharia no Brasil; Marcio Alfonso falará o desenvolvimento da nova Ford EcoSport; Albino Marques, sobre o desenvolvimento do novo Chevrolet Spin; Wagner Lemmermann abordará o desenvolvimento do novo coletor de admissão; Martin Leder apresentará o projeto Bosch que resultou na eliminação tanque auxiliar de gasolina e Thiago Loureiro e Eduardo Sbragia, trarão o ponto de vista do usuário. O engenheiro e consultor Luc de Ferran mediará o debate.

Congresso – Com o tema A Engenharia da Mobilidade em Mercados Competitivos: Soluções por meio de Inovações Tecnológicas, o Congresso SAE BRASIL 2012 será presidido este ano pelo engenheiro Alípio Ferreira Pinto Jr, gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras).

O Congresso terá 22 fóruns e painéis, quatro deles inéditos – Competitividade, Compras, Transporte Intermodal, Veículos Elétricos e Híbridos – e os tradicionais nas áreas Aeroespacial, Veículos Leves, Caminhões e Ônibus, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura e Qualidade, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment.

Papers – Também serão apresentados 148 trabalhos técnicos (‘papers’), de profissionais de indústrias e universidades, sobre o estado da arte de produtos e processos da engenharia da mobilidade.

Mostra Tecnológica – O Congresso SAE BRASIL 2012 exibirá também sua tradicional Exposição Tecnológica, em uma área de 12,5 mil m², com mais de 100 estandes de produtos e serviços evidenciando as mais atualizadas tecnologias da mobilidade.

“O Congresso SAE BRASIL apresenta há 21 anos os últimos avanços da indústria automobilística, refletindo o dinamismo desse setor e alimentando a engenharia com o que há de melhor no universo da informação tecnológica”, aponta Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.