O Programa Qualificar – Centro de Educação Profissional Randon/SENAI, de Caxias do Sul (RS), realiza a formatura da sétima turma de Montador de Componentes Automotivos e Implementos Rodoviários com mais 20 integrantes. O grupo, que já está incorporado ao quadro funcional das Empresas Randon, recebeu durante dois anos, conhecimentos teóricos e práticos para atuar no segmento de indústria. A solenidade ocorre no dia 27 de setembro, às 18h30min, no Restaurante do Lago (Complexo Interlagos) e terá como paraninfo o diretor executivo Administração e Finanças da Randon S/A Implementos e Participações, Luis Antonio Oselame.
O Qualificar é composto por duas etapas de aprendizagem: Formação Básica e CEP – Centro de Educação Profissional Randon/SENAI. A etapa Formação Básica, que oportuniza aos jovens a qualificação para o mercado de trabalho, oferecendo iniciação profissional no segmento metalmecânico – parceria Randon/Senai e no segmento comércio e serviços – parceria Sindilojas/Univarejo, compreende a fase inicial do Programa Qualificar, e atende a 60 jovens oriundos do Programa Florescer e também da comunidade.
O CEP – Centro de Educação Profissional Randon/SENAI, com instalações nas dependências das empresas Randon, atende atualmente 160 jovens aprendizes, distribuídos em oito turmas nos cursos de Mecânico de Usinagem, Mecânico de Manutenção e Montador de Componentes Automotivos e Implementos Rodoviários. As atividades visam capacitar os menores aprendizes, através do desenvolvimento de cursos de aprendizagem industrial, realizados em parceria com o SENAI, que propicia a qualificação técnica e humanística destes jovens para inserção no mercado de trabalho. Além do curso técnico são oferecidas atividades complementares como: Inglês, Complementação para Educação Profissional, Programa de Segurança e Saúde Ocupacional, Programa Meio Ambiente, Palestras com temas técnicos e comportamentais, visitas em feiras, atividades de grupo, entre outras. O CEP já formou 235 jovens aprendizes.
Instalado nas dependências das Empresas Randon, o Qualificar conta com uma área de 1.650 m², divididos em seis salas de aula, biblioteca, oficina, sala de informática, vestiários masculino e feminino. Este ano a oficina foi equipada com uma nova guilhotina, fato que segundo o gerente de Recursos Humanos e Administração da Randon S/A, Vanderlei Novello, “proporciona que o aluno tenha condições de aprender com um equipamento idêntico ao que encontra quando começa a atuar na fábrica”. Com esta estrutura física o programa tem capacidade para formar 200 jovens aprendizes simultaneamente sendo considerado uma porta de entrada para os jovens conquistarem o primeiro emprego.





