Convergência entre setores logístico e fiscal pode ser uma tendência para 2013. Evento realizado em São Paulo reuniu representantes de diversas empresas e informações inéditas sobre documentos eletrônicos

Promovido pela Sawluz, empresa especializada em tecnologia, armazenamento, transporte e análise da informação, o workshop Sawluz NF-e 2.0 foi realizado nesta terça-feira, 16, no São Paulo Center, em São Paulo (SP). O evento apresentou as últimas tendências e o atual panorama sobre a NF-e e documentos eletrônicos. Segundo os especialistas palestrantes, a integração entre diversos setores, inclusive logístico e fiscal, já é algo que poderá ser notado a partir de 2013.

Em palestras ministradas pelo especialista Álvaro Bahia, coordenador técnico nacional da NF-e e coordenador técnico do ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), e os CEOs da Sawluz, Werter Padilha Cavalcante e Adoniram Silva, foram abordados temas como a implantação e utilização adequada da NF-e e documentos eletrônicos, uso de protocolos B2B, Manifestação dos Destinatários e a Cloud Fiscal, nova opção para o armazenamento de dados.

Para Padilha, “uma tendência para o próximo ano e os seguintes é a convergência de setores, como o logístico e fiscal, no processo de emissão da NF-e”. Mas, a indústria brasileira ainda não conseguiu se livrar e adaptar ao novo modelo. “Culturamente, os profissionais ainda são muito apegados ao documento impresso, no papel. E há mais de cinco anos a NF-e chegou para mudar isso, gerando tudo de forma eletrônica”, explica Álvaro Bahia. Para o coordenador e técnico, o processo online facilita a redução de sonegação fiscal e falsificação de documentos, entre outros problemas relacionados às antigas notas fiscais.

Com trabalhos iniciados em 2009 para a ferramenta, e, depois em 2011, quando a solução GATE Virtual foi criada para atender aos processos que envolviam a NF-e, a Sawluz já se adiantava ao que os órgãos públicos precisariam. Adoniram Silva explica que a empresa sempre esteve próxima a especialistas do setor para desenvolver ferramentas que atendam as reais necessidades de seus clientes. E o workshop também veio com esse intuito. “Além de nos posicionarmos como vanguardistas no assunto de NF-e, esperamos orientar nossos clientes e novos participantes sobre as novas tendências e os processos disponíveis para a emissão de certificados digitais”.

A multinacional, com sede localizada em São Paulo e unidades em São Leopoldo (RS) e Flórida (EUA), também é especialista em soluções de intercâmbio eletrônico de dados (EDI) – Electronic Data Interchange, em inglês.