FPT apresenta linha de motores para ônibus na 9ª FetransRio

A FPT Industrial está presente na 9ª FetransRio (estande 409) e lança seus motores para a nova linha de ônibus Iveco, que acaba de chegar ao Brasil. A gama de propulsores para o setor de transporte urbano e rodoviário se baseia nos modelos F1C Dual Stage, para o Iveco CityClass; o novíssimo NEF 6 de 6.7l, para o chassi Iveco de motor dianteiro de 17 toneladas, e Cursor 8 GNV, para o chassi com motor traseiro Iveco Eurorider.

Toda a gama de propulsores para a nova linha de ônibus Iveco apresenta novas tecnologias, trazendo importantes vantagens para os clientes. A FPT Industrial permanece sempre investindo em inovações. As atividades da empresa destinam-se constantemente a aumentar a produtividade e a redução de emissões. Por esta razão, a FPT considera cada solução capaz de alcançar esses objetivos também quando se trata de transporte urbano.

  

F1C Dual Stage

O motor FPT F1C com turbo de duplo estágio equipa o novo Iveco CityClass assim como toda a Linha Daily também. O propulsor oferece diversas mudanças e inovações tecnológicas, atendendo aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção. O F1C proporciona melhor desempenho, com 10% a mais de potência máxima, e redução de 9% em consumo de combustível.

Com quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, o novo F1C tem como destaque duas turbinas que funcionam em série, conferindo mais elasticidade ao desempenho do motor. Com uma válvula wastegate, a turbina menor funciona todo o tempo. Já a turbina maior passa a atuar quando o motor atinge rotações mais altas, garantindo que seu torque permaneça na faixa máxima por mais tempo (de 1250rpm a 3000rpm). Com isso, além de melhorar o desempenho como um todo, o consumo e as emissões de CO2 também são reduzidos.

  

Pela adoção do novo turbo Dual Stage, foram necessárias algumas alterações. O F1C conta com um novo suporte direito do motor, que oferece alívios para passagem de tubulações de óleo proveniente das turbinas, e um novo cárter, com furos para retorno de óleo.

O novo propulsor também conquistou melhor performance com queima mais eficiente na câmara de combustão. Os resultados foram atingidos graças à nova geometria dos pistões, aos novos injetores de combustível piezométricos, com controle eletrônico e não mais mecânico, até cinco vezes mais rápidos e precisos e ao aumento de 13% na pressão de injeção do sistema Common Rail, que passou de 1.600bar para 1.800bar no novo modelo.

Outra mudança no novo motor F1C Dual Stage é o uso de uma nova central de injeção com interface eletrônica de comunicação (CAN) integrada que oferece uma troca de informações mais eficiente e monitoramento de parâmetros de funcionamento de todo o conjunto veículo/motor. Com a novidade, é possível avaliar, por exemplo, o nível de deterioração do óleo motor pela indicação no painel do veículo.

  

Em função da adoção do sistema EGR, o F1C possui ainda novos coletores de escape e de aspiração. O propulsor tem também uma polia eletromagnética do ventilador nova, que passou de duas para três velocidades, reduzindo o nível de ruído e melhorando a performance do sistema de refrigeração do veículo.

NEF 6 6.7l

O motor NEF 6 de 6.7l chega ao mercado nacional alinhado à evolução da família NEF em todo o mundo para completar a linha da FPT Industrial. Possui maior cilindrada, garantindo mais torque em rotações mais baixas, que se estende até as mais altas, reduzindo a necessidade de trocas de marcha no caso de uma subida, por exemplo. Com 280cv e seis cilindros, o propulsor de 6.7l conta com novo turbocompressor turbocharger aftercooler que melhora a pressão de combustão e com uma nova configuração de material de rotor da turbina que garante uma excelente performance e altíssima durabilidade.

Para atender aos novos limites de emissões, o novo NEF 6 utiliza o sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), tecnologia para remover o NOx dos gases. Para isso, é adicionada ureia (ARLA 32) no sistema de exaustão com um módulo de dosagem específico, promovendo a redução catalítica de NOx para N2.

Em função da adoção do SCR, o motor utiliza uma nova central (EDC7 UC31) que se adapta melhor à evolução da arquitetura eletrônica realizada para garantir os baixos índices de emissões de poluentes. Os pistões também foram alterados para atender aos limites do Proconve P7, criando uma nova câmara de combustão.

O NEF 6 de 6.7l conta ainda com novos bicos injetores CRIN2 com um aumento na pressão de injeção, passando de 1.400bar para 1.600bar, melhorando a relação estequiométrica entre ar e combustível e reduzindo os níveis de emissões de poluentes e o consumo de combustível. Associado à cilindros maiores, mais combustível é injetado e o fluxo hidráulico é otimizado.

  

Cursor 8 GNV

Como líder europeia em motores movidos a gás natural, a FPT Industrial confirma seu compromisso com a sustentabilidade ajudando a disseminar a cultura do metano como combustível para veículos comerciais. O gás representa uma das mais apropriadas escolhas para colaborar para a redução de emissões de poluentes nas áreas urbanas. Assim, a FPT apresenta ao mercado latino-americano sua solução consagrada na Europa.

O motor FPT Cursor 8 GNV possui intercooler, seis cilindros e catalisador de três vias. Na Europa, é homologado para atender aos limites EEV (Enhanced Enviromentally friendly Vehicles), os mais rígidos da região. Com potência de 270cv a 2.000rpm e torque máximo de 1.100Nm a partir de 1.100rpm, é usado na Europa em ônibus e veículos comerciais para diversas aplicações urbanas, onde é escolhido também pelo baixo custo operacional que representa. Na FetranRio, o FPT Cursor 8 GNV equipa o chassi Iveco Eurorider.

Um dos destaques do motor é o baixo nível de ruído e vibrações se comparados ao propulsor equivalente movido a Diesel. O resultado é obtido em função da adoção da tecnologia de ignição por centelha, já que funciona no ciclo Otto, e também pela injeção indireta, combustão estequiométrica do gás e uma taxa de compressão menor.

O Cursor 8 GNV conta com injeção sequencial multiponto que assegura uma injeção de combustível mais precisa, com uma combustão estável, evitando problemas de back fire (retorno da explosão/combustão no coletor de admissão). Para isso, são adotados também pistões específicos para esta aplicação. Assim, o gás queima facilmente e completamente. Outro destaque do propulsor é sua excelente resposta e baixo consumo, obtidos graças ao turbo de geometria fixa com válvula waste gate, que aumentam a densidade de potência do motor.

  

Além disso, suas emissões de NOx representam cerca de 25% dos limites legais no caso da Europa. Para utilização na América Latina, o motor terá calibração especifica para que seja possível a utilização do tipo de gás presente aqui, garantindo os mesmos níveis de performance e durabilidade.

  

Fichas Técnicas

F1C Dual Stage

Cilindrada: 3.0l

Combustível: Diesel

Diâmetro x Curso: 95,8mm x 100,4mm

Taxa de compressão: 17,5 : 1

Potência máx.: 170cv @ 3.500rpm

Torque máx.: 400Nm @ 1250rpm

Emissões: Euro V

Novo NEF 6 6.7l

Cilindrada: 6.7l

Combustível: Diesel

Diâmetro x Curso: 104mm x 132mm

Taxa de Compressão: 17,0 : 1

Potência máx: 280cv @ 2.500rpm

Torque máx.: 1.000Nm @ 1.250rpm

Emissões: EuroV

Cursor 8 GNV

Cilindrada: 7.8l

Combustível: GNV

Diâmetro x Curso: 115mmx125mm

Taxa de Compressão: 11,5 : 1

Potência máx.: 270cv @ 2.000rpm

Torque máx.: 1.100Nm @ 1100rpm

Emissões: Euro III