Logística no Agronegócio e Copa do Mundo são temas de debate no 2º Fórum Nacional de Logística

A logística como forma de proporcionar o crescimento sustentável das organizações irá reunir empresários, pesquisadores e profissionais do setor, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), durante o 2º Fórum Nacional de Logística. O evento será realizado nos dias 6 a 8 de novembro, simultâneo a Mecminas – Feira da Indústria Mecânica -, e a Mecplast – Feira do Plástico, Borracha, Ferramentas e Moldes.

  

O evento tem como objetivo debater o desenvolvimento do país com consciência ambiental, proporcionando renda e emprego para a população, utilizando a logística como fator estratégico.

  

O ex-ministro da agricultura, Alysson, Paulinelli trará o tema “Os gargalos de se transportar no Brasil” para ser discutido durante o Fórum de Logística. A palestra está programada para às 17h do dia 7 de novembro.

  

Paulinelli, uma das maiores autoridades brasileiras em assuntos ligados ao agronegócio, vai enumerar as dificuldades que os empresários brasileiros enfrentam ao transportar a produção brasileira de grãos e carnes, principais produtos da pauta de exportação, até aos portos e aeroportos com destino aos grandes mercados internacionais.

  

Com a sua grande experiência no assunto adquirida ao longo dos últimos 30 anos, e com os olhos voltados para o futuro, o ex-ministro traçará um paralelo entre a situação da infraestrutura logística brasileira e o que é realizado nas principais economias do mundo.

  

Além das questões ligadas ao agronegócio, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil será um dos assuntos discutidos durante o Fórum. Com o tema “Logística na Organização da Copa do Mundo FIFA 2014”, Fernando Pacheco, Gerente de Logística do Comitê Organizador da Copa do Mundo, abordará como o país se prepara estrategicamente para garantir o sucesso de um dos eventos esportivos mais importantes do Mundo.

  

De acordo com dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), os investimentos em infraestrutura e serviços previstos para Copa do Mundo ultrapassam R$ 30 bilhões, e o país espera receber 500 mil turistas estrangeiros em 2014. Pacheco irá abordar como o Governo Brasileiro tem utilizado a logística no planejamento estratégico deste mega evento com o intuito de promover sustentabilidade econômica, social e ambiental no que tange a construção de estádios, reforma de aeroportos, transporte, meios de acesso, capacitação profissional, além da construção da imagem do País em âmbito internacional.

  

O fórum também discutirá temas como aeroportos, comércio internacional, desenvolvimento sustentável, agronegócio, mobilidade urbana e segurança, indústria dentre outros temas de interesse público e privado.

  

Mecminas e Mecplast

De 6 a 9 de novembro, o Expominas, em Belo Horizonte (MG), sedia a décima edição da Mecminas – Feira da Indústria Mecânica de Minas Gerais -, uma das maiores feiras metal-mecânica do País. Além disso, recebe a primeira edição da Mecplast – Feira do Plástico, Borracha, Ferramentas e Moldes. O evento, pioneiro nesse segmento em Minas Gerais, busca apresentar inovações e tecnologias para os setores de transformados plásticos e de borrachas.

  

Programação

6 de novembro (terça-feira)
15h30 – A importância do Vetor Norte / Aeroporto Indústria para o desenvolvimento de Minas Gerais (Luiz Athayde: sub-secretário de investimentos estratégicos de Minas Gerais)

16h30 – A contribuição da logística e Supply Chain Management para o desenvolvimento sustentável do Brasil (Jamil Moysés Filho: coordenador do MBA em logística da FGV)

18h – Cases de sucesso em logística: o leite e seus derivados da fazenda à mesa do consumidor

19h – Mobilidade na Copa: integração e sinergia no planejamento operacional (Gabriela Valério: gerente do projeto Mobilidade na Copa – Secopa-MG)

7 de novembro (quarta-feira)
15h – Logística na organização da Copa do Mundo FIFA 2014 (Fernando Pacheco: gerente de logística do Comitê Organizador da Copa do Mundo)

16h – Os desafios da Logística na montagem de mega eventos (Marcelo Checon: diretor do grupo M.CHECON)

17h – Agronegócio brasileiro: os gargalos e desafios de se transportar no Brasil (Alysson Paolinelli: ex-Ministro da Agricultura)

18h30 – Painel: Logística no atendimento, transporte e socorro dos acidentados (Soraya Diniz: Unimed-BH / Erika Azevedo Mássimo: PUC Minas / Capitão Thiago Miranda: CBMMG)

8 de novembro (quinta-feira)
15h – Petrobras – O Novo Diesel S10 – Impactos no Transporte Rodoviário (Eduardo Boukai: gerente de marketing de transporte da Petrobras Distribuidora do Brasil)

16h – Painel: Renovação da frota nacional de caminhões (Fábio Velloso: diretor executivo de novos negócios da J.Simões Logística)

19h30 – Liderança: A busca da excelência em logística através das pessoas (Wilson Mileris: Mileris Consultoria e Treinamento)

Serviço:
O quê: 2º Fórum Nacional de Logística
Quando: de 6 a 8 de novembro
Onde: Expominas (Av. Amazonas, 6.030, bairro Gameleira, Belo Horizonte – MG)
Quanto: R$ 230,00 (inclui participação em todos os dias do evento, coffee break, certificado e pasta de congressista)
Mais informações: www.forumlogistico.com.br ou (31) 3371-3377

O Fórum Nacional de Logística debaterá temas de interesse público e privado

O evento será realizado nos dias 6 a 8 de novembro, simultâneo a Mecminas – Feira da Indústria Mecânica -, e a Mecplast – Feira do Plástico, Borracha, Ferramentas e Moldes

O 2º Fórum Nacional de Logística será realizado no Expominas, em Belo Horizonte