Novo Ford EcoSport é exemplo de inovação de engenharia no Congresso SAE Brasil

O Novo EcoSport, primeiro veículo global da Ford desenvolvido no Brasil, é um dos destaques do congresso da SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, que começou hoje em São Paulo e vai até 4 de outubro. Recém-apresentado também na Europa, o veículo será um dos assuntos abordados por Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil, no Painel dos Presidentes, dentro do tema “A engenharia da mobilidade em mercados competitivos”.

  

A Ford expõe no evento o modelo Titanium 2.0 Flex do utilitário esportivo, servindo como exemplo de inovação tecnológica e de projeto global liderado pela engenharia brasileira.

  

Palestras

Além de Steven Armstrong, o diretor de Engenharia da Ford América do Sul, Marcio Alfonso, fará uma exposição focada especificamente no trabalho de desenvolvimento do veículo, dentro do painel “Projetos de veículos globais e inovação liderados pelas engenharias no Brasil”. Assim como ocorreu na primeira geração do modelo, ele é o responsável pelo programa de desenvolvimento do Novo EcoSport.

  

A Ford também tem representantes em outras áreas técnicas do congresso. João Pimentel, diretor de Compras da Ford América do Sul, por exemplo, fala sobre “A competitividade na visão de Compras” e Ricardo Munerato, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Ford, aborda o desenvolvimento de veículos com foco ambiental no painel de Sustentabilidade.

Referência na categoria

Orgulho da Engenharia brasileira, o Novo EcoSport é referência na categoria em dirigibilidade, segurança, conforto, economia de combustível e tecnologias de conectividade e assistência ao motorista. O seu desenvolvimento é resultado do trabalho de um time multicultural que chegou a contar com 800 designers e engenheiros, coordenado pelo Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, localizado na fábrica de Camaçari, na Bahia.

  

Mais de 2 milhões de quilômetros foram rodados em vários países durante a fase de testes, incluindo países da América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa, para garantir a robustez e a durabilidade do produto. Ele conta com duas avançadas opções de motores, 1.6 e 2.0 Flex, e vem equipado de série com direção elétrica, freios ABS e sistema multimídia SYNC com comandos de voz.

Oferece também seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, ar-condicionado digital, abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático, entre outros itens.