Um dos mais eficientes indicativos da alta qualidade e sofisticação tecnológica dos equipamentos produzidos pelo Grupo ZF pode ser observado nos estandes mais visitados do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que começou no dia 24 de outubro e vai até 4 de novembro deste ano, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
Entre outros equipamentos como sistema de direção, amortecedores e embreagens, presentes na grande maioria dos carros expostos, a maior vedete é a transmissão automática 8HP, de oito velocidades, que equipa os veículos Premium das marcas BMW, Jaguar e Land Rover.
Na BMW, os modelos contemplados com a moderna 8HP são o sedã Série 6 Gran Coupé (com motor M TwinPower Turbo V8 de 4.4L e 450 cavalos de potência), o esportivo X6 xDrive50i (no qual a transmissão opera junto com o motor BMW TwinPower Turbo V8 de 4.4L e 407 cavalos de potência) e a opção com motorização híbrida (convencional e elétrica) ActiveHybrid 3 (motor com 306 cavalos).
Outro modelo de grande apelo que leva a 8HP é o Jaguar F-Type. Esportivo de dois lugares, ele é a evolução do modelo E-Type das décadas de 50 e 60. A 8HP é utilizada nas opções de motor V6 Supercharged com 340 ou 380 cavalos de potência, e também com o motor V8 Supercharged com 495 cavalos de potência. O F-Type pode chegar aos 300 km/h e faz a marca de zero a 100 km/h em 4 segundos. O câmbio ZF tem opção de trocas sequenciais no volante.
A marca inglesa com “DNA” Off Road Land Rover incluiu a 8HP no seu modelo Range Rover Vogue. A quarta geração do carro terá duas opções de motor: 4.4 biturbo a diesel de 339 cavalos de potência, que vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e o 5.0 V8 a gasolina de 510 cavalos de potência, que leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
Outro destaque é a picape VW Amarok, que com seu motor biturbo diesel de 180 cavalos de potência destaca em seu perfil a opção de câmbio automático ZF com oito velocidades. A novidade foi lançada no mercado brasileiro neste ano, e é apresentada pela montadora como um de seus diferenciais no segmento de picapes médias.
A 8HP
A 8HP foi criada pela companhia alemã em 2008. Na Europa e Estados Unidos, as transmissões com 8 marchas já se consolidaram como a opção ideal para manter o motor em baixas rotações e com alto rendimento no consumo de combustível. “Certamente a parcela de veículos leves da frota brasileira equipados com a transmissão de 8 velocidades do Grupo ZF ainda crescerá consideravelmente. Na minha opinião, a curva de crescimento será análoga à evolução na Europa”, ressalta Wilson Bricio, presidente da ZF na América do Sul.
O equipamento pode ser instalado em uma grande variedade de modelos com tração traseira ou integral, como sedans médios, veículos de luxo, SUVs e picapes.
Fabricada na unidade ZF de Saarbrücken, a 8HP foi lançada em 2008 no modelo BMW Série 7, e desde então já foram produzidas mais de 1 milhão de transmissões (quase 21.000 por mês). O produto é uma evolução da 6HP, de seis velocidades. Na comparação entre os equipamentos, a 8HP apresenta redução de 3% no peso e é 6% mais econômica quando se afere o consumo de combustível. A transmissão possui design modular, o que facilita a instalação de módulos híbridos como o Stop/Start ou o full-híbrido.
Por que 8 marchas?
O fato da transmissão ter mais marchas possibilita que as relações sejam mais próximas entre si, o que garante trocas mais suaves. Além disso, a 8HP possibilita que o motor trabalhe sempre mais próximo da rotação ideal, o que garante maior economia de combustível e redução na emissão de poluentes.




