Cresce frota de veículos Flex Fuel sem tanquinho. Em 2012 foram lançados sete carros com a tecnologia Flex Start® da Bosch

O sistema Flex Start®, que dispensa o uso do reservatório auxiliar de gasolina em veículos Flex Fuel, é a evolução no mercado de automóveis bicombustíveis. Durante o ano de 2012, sete novos veículos chegaram no mercado nacional equipados com a tecnologia da Bosch e a expectativa é de que a frota cresça ainda mais em 2013. “Temos diversos projetos em andamento para o próximo ano”, ressalta Gerson Fini, vice-presidente da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina.

Além de não ter mais que se preocupar em abastecer o tanquinho de gasolina, o motorista conta com uma m elhor resposta do motor à aceleração, pois o Flex Start® é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível.

Esta tecnologia permite a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido entre 85% e 100% com etanol. A aplicação do Flex Start® também traz benefícios ambientais, pois tem grande potencial de reduzir emissões de poluentes conforme as normas L6 e L7 do Proconve.

“Em uma frota a qual mais de 90% dos carros fabricados são Flex Fuel, o sistema Flex Start® chega para consagrar o sucesso dos veículos bicombustíveis e a capacidade da engenharia brasileira de transformar a criatividade em inovação, com benefícios concretos para a vida do consumidor”, conclui Fini.

Com esta tecnologia, o carro passa a ter uma partida mais confiável e o motorista sentirá a diferença no desempenho e dirigibilidade dessa nova geração de veículos.

A evolução da tecnologia:

1985 – Bosch inici a o desenvolvimento do sistema de injeção com etanol.
1992 – Desenvolvida a tecnologia Flex Fuel.
2002 – Início do estudo sobre aquecimento do etanol utilizando três diferentes conceitos.
2003 – A Bosch lança o primeiro sistema Flex Fuel em um veículo brasileiro
2005 – Desenvolvido novo conceito de aquecimento do etanol dentro do distribuidor de combustível visando maior segurança. Neste mesmo ano, a Bosch ganhou o Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação Tecnológica.
2007 – Evolução do sistema de dois aquecedores na galeria de combustível para um aquecedor por câmara de combustão.
2009 – A Bosch lança o sistema Flex Start® no primeiro veículo Flex Fuel sem o reservatório auxiliar de gasolina no mercado brasileiro. Bosch ganha o prêmio AEA de Meio Ambiente (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
2010 – Desenvolvida a versão plástica da galeria de combustível do sistema Flex Start®.
2011 – A Bosch oferece o siste ma Flex Start® com galerias metálica ou plástica, disponíveis para motores três ou quatro cilindros. Flexibilidade para atender as demandas do mercado.
2012 – Sete novos veiculos são lançados com a tecnologia Flex Start®.

Acesso o vídeo sobre a tecnologia Flex Start no endereço: http://www.grafoscomunicacao.com.br/ftp/PM/FlexStart_animacao.zip

Para mais informações: www.flexstart.com.br