FPT Industrial no Rally Dakar 2013. Empresa vai fornecer seus motores para a equipe Petronas De Rooy Iveco

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, será patrocinadora oficial da Petronas De Rooy Iveco no Rally Dakar 2013. Seus propulsores vão equipar os veículos da equipe holandesa mais uma vez na competição, dando continuidade à parceria que levou o primeiro lugar na prova de 2012.

  

Dois caminhões Iveco 4×4 New Trakker Evolution 3, dois Iveco 4×4 New Trakker Evolution 2 e um Iveco Powerstar serão equipados com motores FPT Cursor 13 para disputar a prova pela América do Sul. Os veículos serão pilotados por Gerard de Rooy, Miki Biasion, Hans Stacey, René Kuipers e Jo Adua. Eles vão partir no dia 5 de Janeiro de Lima (Peru) e devem chegar em Santiago (Chile) no dia 20 do mesmo mês após passar também pela Argentina.

Cursor 13

O motor de seis cilindros Cursor 13 é resultado das constantes atividades de pesquisa e desenvolvimento da FPT Industrial. Ele possui tecnologias avançadas, como o sistema de injeção de segunda geração Common Rail, que oferece pressões de até 2.200 bar. Os propulsores oferecem alta potência e rápida resposta com máxima robustez, confiabilidade e baixo custo operacional. Para garantir esta alta performance, todos os motores são submetidos a milhares de horas de rigorosos testes antes de entrar no mercado. Competições esportivas como o Dakar também são usadas como campo de teste para os propulsores.

  

Outros exemplos de testes em competições esportivas são as provas náuticas. Neste setor, a FPT Industrial obteve sucesso recentemente com outro motor da família Cursor, um de 9 litros e 650hp. Dois propulsores FPT C90 650 equiparam a lancha de alta velocidade FB Design, navegada por Fabio Buzzi (um designer de barcos de velocidade detentor de diversos títulos no mundo dos esportes náuticos). O FB Design quebrou o recorde mundial de tempo entre Nova York e as Ilhas Bermuda em Setembro. Antes, em 2011, a equipe também quebrou outro recorde na rota Monte Carlo – Veneza.