Meritor encerra 2012 com saldo positivo na Fórmula Truck

O ano de 2012 foi um período de grandes acontecimentos para a Meritor, principal fornecedora de eixos e sistemas para o drivetrain de veículos comerciais na América do Sul, dentro e fora das pistas. Enquanto novos produtos são implantados no Brasil, como as tecnologias dos eixos 17X e 18X, outros são testados e fornecidos para as equipes RM/Volkswagen, Scuderia Iveco e ABF/Volvo (ex-TNT Energy Team), patrocinadas pela sistemista.

Já na primeira corrida da temporada, os times que contam com os componentes Meritor estiveram nos primeiros lugares da competição, atestando a alta qualidade fornecida pela empresa. Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, chegou em primeiro lugar, seguido de Felipe Giaffone e André Marques, ambos da RM/Volkswagen. Dos oito primeiros colocados da corrida, apenas um não competiu com peças fornecidas pela Meritor.

“Constantemente, dos cinco primeiros classificados em cada etapa, de dois a três veículos recebem itens fabricados pela sistemista. Eles podem ser encontrados no mercado, porém alguns recebem a devida adaptação para a demanda da competição”, explica Fernando Martinez, líder de projetos de produtos do departamento de engenharia da Meritor.

Inovação e comprometimento foram tópicos destacados por todas as equipes como características fortes da empresa. Os veículos que contavam com componentes Meritor não apresentaram nenhum tipo de defeito ou quebra durante toda a competição, comprovando a durabilidade e confiança dos produtos no mercado. “Todo o trabalho do grupo é evidenciado na Fórmula Truck mostrando que somos um time vencedor, caminhando na direção certa”, declara José Manoel Fernandes, diretor de vendas, marketing e engenharia da Meritor.

No campeonato brasileiro de Fórmula Truck de 2012, a RM/Volkswagen, a Scuderia Iveco e a Volvo ficaram em 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente – todas equipes patrocinadas pela fabricante de eixos e cardans. A RM/Volkswagen despontou em segundo lugar no campeonato de marcas, atrás somente da Mercedes, ficando com o vice-campeonato brasileiro. Foram, ao todo, três vezes em primeiro lugar no pódio, nas 10 etapas da competição, e seis vezes em segundo lugar no mesmo ranking.

Já na etapa de Córdoba, na Argentina, pelo campeonato sul-americano, foi adotado para as pistas o diferencial MS145, componente que promete mais velocidade para o veículo por pesar de 30 a 40 kg a menos do que o convencional. Isso ajudou a equipe RM/Volkswagen a conquistar o bicampeonato 2011/2012 de Marcas e a Iveco a alcançar o vice-campeonato de pilotos.

De acordo com Martinez, a redução do peso auxilia no desempenho do veículo ao oferecer mais agilidade, leveza, redução no consumo de combustível e emissão de poluentes. “O eixo completo pode pesar até 80 kg a menos com a utilização do MS145, além da possibilidade de conquistar até meio segundo por volta. A Meritor tem feito um trabalho bastante consistente nos bastidores, testando novas peças e buscando novas soluções para melhor atender aos nossos clientes.”

Para 2013, são esperadas novas inserções e ajustes que devem ser anunciadas pela sistemista ao longo do ano.