Polaris domina a categoria que mais cresce no Rally Brasileiro. UTVs Polaris são destaque nos campeonatos Brasileiro de Baja, Brasileiro de Cross Country, Rally dos Sertões e Sertões Series, conquistando todos os títulos em 2012

Este ano, foi a estreia dos veículos UTV em ralis nacionais e a Polaris dominou a categoria, em todas as competições, com os modelos RZR S 800 e RZR XP 900. A marca é líder no segmento de quadriciclos e side x sides nos Estados Unidos. O piloto Nuno Fojo conquistou o Campeonato Brasileiro de Baja e Heronaldo Marinho levou o título do Sertões Series. Bruno Sperancini venceu o Campeonato Brasileiro de Cross Country e o Rally dos Sertões.

  

“É com muito orgulho e satisfação que recebo esse título. A categoria se fortaleceu durante a temporada, assim como a visibilidade dos produtos Polaris. A performance dos veículos auxiliou o meu desempenho na competição, onde disputei a maior parte com o RZR S 800 e, na última etapa, com RZR XP 900 e conquistei o título”, comenta Nuno.

  

Outro destaque da temporada 2012 foi o Rali dos Amigos, que teve recorde de inscrições na categoria. Com 18 participantes, o número de UTVs subiu 260% em comparação à mesma prova do ano passado, quando registrou cinco competidores. Neste ano, do total de veículos, 12 eram Polaris.

  

“Os modelos da linha RZR oferecem alta performance esportiva e são capazes de dominar qualquer tipo de terreno fora de estrada. Além disso, sua versatilidade e ótima dirigibilidade são ideais também para quem procura um veículo para lazer, como trilhas e passeios”, afirma Rodrigo Lourenço, diretor geral da marca no Brasil.

  

Categoria em Ascenção

O sucesso do produto nas competições de Baja e Cross Country reflete a migração de pilotos que se apresentavam em outras modalidades, segundo Lourenço.

  

“O UTV, ou side-by-side, como é conhecido nos EUA, é apaixonante. O veículo é uma mistura de adrenalina com segurança, uma vez que permite sentir a liberdade do ‘vento na cara’ e, ao mesmo tempo, possui as características de um carro, como cinto de segurança, tração nas quadro rodas e transmissão automática CVT. Estamos muito satisfeitos com a visibilidade da linha RZR e orgulhosos pelo desempenho dos veículos off-road Polaris”, afirma o executivo.

  

Balanço 2012 e Perspectivas 2013

A categoria também esteve presente com força no Rally dos Sertões 2012, realizado em agosto passado. Na edição histórica de 20 anos da competição, entre os 12 UTVs inscritos, nove eram Polaris. Bruno Sperancini e Thiago Vargas, a bordo do RZR XP 900 preparado especialmente para esse tipo de prova, subiram ao primeiro lugar do pódio.

  

“O Brasil tem um enorme potencial de mercado para o UTV e as competições off-road são fundamentais para a consolidação da linha RZR no país. Para 2013, teremos novidades. Sperancini representará a marca no Rally Dakar, o maior rali do mundo, a bordo do Polaris XP 900”, conclui Lourenço.

  

Side-by-side ou UTV

O inovador UTV, também conhecido como side-by-side, é um veículo originado do quadriciclo, mas que possui a condução de um automóvel, com direção, câmbio automático e cinto de segurança, além da possibilidade de levar passageiros ou copiloto.

  

“É compacto como um quadriciclo, mas com características de dirigibilidade de um carro. Além disso, apresenta facilidade para entrar e sair do interior e é altamente customizável. Outros diferenciais são o curso da suspensão, que é maior, e a altura livre do solo”, explica Lourenço.

  

RZR XP 900

O RZR XP 900 foi desenvolvido para performances extremas e possui incrível domínio em qualquer terreno off-road. Com 89 cv de potência, 33 cm de distância do solo, braços de suspensão triplo transversal (3-link) e independentes (IRS), com curso de 34 cm na dianteira e 35 cm na traseira. O veículo possui suspensão dianteira desenvolvida para facilitar ainda mais a condução, transmissão automática e sistema de tração real 4×4 sob demanda, fácil ajuste de compressão e de retorno dos amortecedores Fox Podium X 2.0 com regulagem de compressão, sem a necessidade do uso de ferramentas.

  

RZR S 800

O RZR S 800 é um veículo desenvolvido tanto para atividades de lazer (como trilhas e passeios) quanto para competições off-road. Com 760 cilindradas e 53cv de potência, o modelo possui injeção eletrônica, sistema 4×4 sob demanda e amortecedores esportivos com ajuste de compressão

A suspensão, independente na traseira (IRS) e com curso de 30,5cm, possui braços tipo A (A-arm) na dianteira e traseira, sendo capaz de absorver grandes impactos em terrenos irregulares. Somada ao entre-eixos de 196cm e à altura livre do solo de 32cm, proporciona agilidade e confiança para um desempenho off-road esportivo.

  

Sobre a Polaris

Com faturamento de US$ 2,7 bilhões em 2011, a Polaris desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 58 anos de história, possui 4.700 funcionários diretos e está presente em mais de 130 países, com 10 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Noruega e Suécia). Atualmente seus produtos são distribuídos através de 1.600 revendedores nos Estados Unidos e por mais de 800 no restante do mundo.

  

A empresa norte-americana é líder de mercado nos EUA e detentora das marcas de motocicletas Indian e Victory, de veículos elétricos GEM e Goupil, além da homônima Polaris, de ATVs e UTVs.