Suspensys recebe Prêmio Nacional da Qualidade e Randon é destaque

A Suspensys receberá nesta quarta-feira (05 de dezembro) em São Paulo, o Prêmio Nacional da Qualidade, distinção máxima em excelência na gestão, tendo reconhecidos seus esforços permanentes na direção de uma organização de classe mundial. Ganhar o PNQ representa a evolução natural da Companhia que vem buscando a diferenciação pela excelência na gestão com resultados sustentáveis para o acionista, para o cliente, na relação com a comunidade, com os funcionários e com os fornecedores. Esta trajetória iniciou em 2002, através do PGQP, uma decisão estratégica da empresa que já em 2004 ganhou o primeiro Troféu Bronze do PGQP, chegando à premiação máxima estadual, o Troféu Diamante, em 2011, se credenciando ao Prêmio Nacional, conquistado agora.

Para o diretor industrial e de RH da Suspensys, Gelson Dalberto, uma das razões do sucesso foi a empresa ter se comprometido em implantar o modelo de excelência da gestão indistintamente em toda a organização, visando resultados harmônicos e sustentáveis. Conta, ainda, o envolvimento das lideranças neste processo, disseminando o comprometimento coletivo e o trabalho em times. Resultado desta postura é o crescimento médio anual de 22%, além da liderança do mercado.

  

Somente nos últimos três anos, mais de 300 melhorias foram implementadas em diversas áreas, com a participação ativa e permanente de mais de 200 funcionários. Cada processo estudou as melhores práticas a serem adotadas e implementadas, sempre buscando resultados crescentes e o reconhecimento e satisfação das partes interessadas. “Caminhamos todos num sentido único”, finaliza o diretor.

  

Alguns indicadores – 2011

Satisfação dos Clientes …………… 94%

Clima organizacional …………….. + de 82%

Treinamento por funcionários… .. + de 98 horas/ano

Aproveitamento de talentos internos ….. + de 89%

Melhorias implementadas/novas ideias ….. 2.760

Redução da frequência de acidentes …….. 84,96%

A Randon S/A Implementos e Participações recebe o destaque pelo critério Sociedade pela excelência em gestão, a melhoria contínua e a inovação para todos os processos e produtos. Em 2001, visando sistematizar o processo de identificação dos aspectos socioambientais e tratamento dos respectivos impactos negativos, teve início a implantação do Sistema de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSM), com base nas normas ISO 14001 e OHSAS 18001, com procedimento específico que orienta as atividades.

Em relação às questões sociais, a Randon identifica os aspectos sociais por meio do relacionamento com a comunidade e, em reunião de análise, são verificadas e definidas ações para tratamento destes aspectos identificados. O Instituto Elisabetha Randon, criado em 2003, tem como missão desenvolver e implementar ações e programas de educação e cultura, que promovam a inclusão e transformação social. Os principais programas e projetos desenvolvidos pelo IER (Instituto Elisabetha Randon) com o apoio e envolvimento da Randon, visando ao desenvolvimento social, e que contam com a participação da força de trabalho e de outras partes interessadas são: Programa Florescer, Programa Qualificar, Programa SER VOLUNTÁRIO, Programa Vida Sempre e Rede Parceria Social. Para o diretor industrial da Randon S.A, Celso Santa Catarina, a empresa ser reconhecida como Destaque no Critério Sociedade “significa que está atenta a sua sustentabilidade e a do planeta e alinhada ao seu objetivo estratégico de ‘Ser uma empresa sociocultural e ambientalmente correta’ ”.

  

A fabricante de implementos para o transporte de cargas participa dos prêmios relacionados à qualidade desde 1992, quando iniciou a participação no Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PQRS), onde conquistou seis troféus. Nos anos 2003 e 2004 recebeu o Troféu Bronze, em 2007 e 2008 alcançou o Prata, em 2010 foi agraciada com o Ouro e em 2011 o Troféu Diamante. Paralelamente ao PQRS, em 2010, a empresa iniciou sua participação no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e em 2011 foi reconhecida como Finalista e agora Destaque no PNQ.