Titan Pneus vence Prêmio Sodexo Vida Professional 2012. Por meio do programa Viva Livre, a empresa investe no bem-estar dos colaboradores para manter o ambiente de trabalho livre dos efeitos nocivos das drogas e do álcool e é recompensada com premiação na categoria Soluções para Qualidade de Vida

Desde que assumiu as operações da fábrica de pneus agrícolas em São Paulo, a Titan Pneus do Brasil reforçou sua cultura de investir nos colaboradores. Exemplo disso é o projeto Viva Livre que tem o objetivo de oferecer tratamento para dependência química (internação, terapias e grupo de apoio) para funcionários e dependentes legais. A iniciativa foi tão bem elaborada que venceu o Prêmio Sodexo Vida Profissional 2012, na categoria “Soluções para Qualidade de Vida”.

Segundo Camila Corvini Mendes, Gerente Sênior de Recursos Humanos, o programa, que foi desenvolvido na planta industrial em 1992, ganhou força no último ano e proporciona um excelente retorno tanto para o funcionário quanto para a empresa. “O índice de recuperação é de 84% e a mudança na saúde e qualidade de vida do colaborador é o resultado mais animador e importante que podemos obter.”

Nos últimos 16 meses, o projeto Viva Livre atendeu 12 novos casos e ministrou 192 palestras em grupos de apoio e grupos terapêuticos. “As ocorrências são identificadas, muitas vezes, por meio de supervisores, departamento médico e serviço social. Mas também recebemos solicitações de intervenção por meio dos familiares e pedido do próprio funcionário. Uma vez conhecido o problema, realizamos a abordagem explicando sobre as doenças, sua evolução e os prejuízos que a pessoa está tendo. A seguir, o profissional é encaminhado para tratamento ambulatorial ou internação, considerando o estágio de dependência”, esclarece Rosana Lino, Coordenadora de RH responsável pelo projeto. Entre os especialistas envolvidos no programa, estão médico do trabalho, psicólogo e os supervisores diretos.

Como algumas vezes, há necessidade de internação como parte do tratamento, após esse período o processo de reintegração do funcionário segue com acompanhamento do Serviço Social da empresa, que trabalha sessões de terapia comportamental cognitiva e indicação de frequentarem os grupos de ajuda ligados ao Viva Livre – Grupos Familiares Al-Anon (dependentes de álcool) ou o Grupo Familiar Nar-Anon (dependentes de drogas).

Iniciativa premiada

Inscrito na 8ª edição do Prêmio Sodexo Vida Profissional, o Viva Livre conquistou o troféu na categoria “Soluções para Qualidade de Vida”. De acordo com Camila Mendes, esse reconhecimento é um estímulo a mais para os profissionais e funcionários envolvidos no projeto.

O Prêmio Sodexo tem por objetivo revelar iniciativas inovadoras para melhorar o dia a dia de seus colaboradores e da sociedade, adotadas e desenvolvidas por empresas de todos os segmentos em todo o Brasil. E os vencedores das quatro categorias – Soluções para Motivação; Soluções para Qualidade de Vida; Educação, Treinamento e Desenvolvimento; e Sustentabilidade – são definidos por meio de um criterioso processo de avaliação conduzido pela Fundação Getúlio Vargas.

Em prol da comunidade

Os colaboradores da Titan Pneus que passaram pelo processo de recuperação dentro da empresa se uniram em uma iniciativa voluntária com o objetivo de divulgar e compartilhar suas experiências, de mostrar para a comunidade como suas vidas foram afetadas pelo uso abusivo de álcool e drogas. Assim nasceu o Viva Livre na Comunidade.

“Essa iniciativa foi apoiada pela equipe do Programa Viva Livre e muito bem recebida pela direção da empresa, que endossou e viabilizou a ação. O objetivo é orientar jovens a partir dos 12 anos de idade a fazerem escolhas saudáveis para a vida, conscientizando-os sobre os prejuízos das drogas para suas vidas e para as comunidades. O trabalho é realizado dentro e fora da empresa, por meio de apresentações em escolas públicas, escolas do SESI/SENAI, instituições, entre outros locais”, ressalta Rosana.

Para concretizar a execução do Viva Livre na Comunidade, a Titan Pneus preparou o material didático – tais como palestra, cartilhas e vídeo – e ofereceu treinamento aos voluntários, que identificaram suas habilidades como palestrantes, depoentes e apoio. As palestras são realizadas em locais pré-agendados, com distribuição de material didático e encerramento com depoimentos.

Desde que começou, o Viva Livre Na Comunidade já realizou 305 palestras para 38,3 mil pessoas.