Componentes automotivos para reposição só poderão ser comercializados com selo do INMETRO. A partir de janeiro, mais oito peças automotivas deverão apresentar certificação, que atesta a segurança dos produtos e ajuda a reduzir pirataria

De acordo com a portaria n° 301, publicada em 21 de julho de 2011, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a partir de 2013 a fabricação e importação de peças de reposição específicas deverão ter a certificação e o selo do órgão. De acordo com a resolução, a comercialização destas peças no varejo será obrigatória a partir de julho de 2014. A AUTOMEC 2013 – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 16 a 20 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, chega num momento importante para este setor que está em pleno processo de adaptação para atender a nova medida.

  

Em 2011, a exigência de certificação passou a vigorar sobre os catalisadores automotivos e anteriormente sobre vidros e pneus. Neste ano, lâmpadas para veículos automotivos, bronzinas, amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, anéis de pistão, pinos e anéis de trava (retenção), pistões de liga leve de alumínio e buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, deverão estar devidamente certificados pelo Inmetro. “É um passo muito importante para garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado da reposição. O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro e assim, terá maior confiança com relação à qualidade do produto que adquirir”, afirma Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA, Grupo de Manutenção Automotiva, que estará presente na AUTOMEC.

  

As peças do automóvel que vêm de fábrica não vão precisar da certificação, visto que os fabricantes de veículos respeitam normas internacionais de produção. Mas se, em meados de 2014, um consumidor buscar alguma destas peças de reposição contempladas pela nova resolução na própria concessionária, por exemplo, o produto deverá estar devidamente certificado. De acordo com o GMA, a tendência é que nos próximos anos mais peças automotivas também exijam o selo do Inmetro visto que os próprios fabricantes destes produtos enxergam cada vez mais os benefícios deste tipo de resolução e se mobilizem para esta finalidade. A AUTOMEC 2013, realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, oferece a oportunidade para que fabricantes e varejistas discutam as novas medidas e, a partir delas, engatilhem novos negócios.

Serviço
Automec – 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços

Data: 16 a 20 de abril de 2013

Horário: 10h às 19h – Sábado das 9h às 17h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana São Paulo – SP