Grupo ZF forma a 16ª turma do Projeto Pescar. Iniciativa de inclusão social já atingiu mais de 200 jovens com idade média de 17 anos da cidade de Sorocaba e região

O Grupo ZF formou no dia 1º de fevereiro a sua 16ª turma de alunos do Projeto Pescar, uma iniciativa de inclusão social que desde 1996 já beneficiou 211 jovens com idades entre 16 e 17 anos. Em 2012, 11 jovens das cidades paulistas de Sorocaba e Votorantim foram aprovados após cursarem 1.130 horas de aulas que focaram em disciplinas sobre Desenvolvimento Pessoal e Técnico. A iniciativa da ZF envolve também seus colaboradores: no ano passado, 33 funcionários foram educadores voluntários nos cursos.

“Há 16 anos a parceria entre a ZF do Brasil e a Fundação Projeto Pescar prospera e rende frutos importantes na sociedade, cooperando ativamente para a diminuição das desigualdades socioeconômicas na região”, diz Wilson Bricio, Presidente da ZF na América do Sul.

“Temos a convicção de que promover a inclusão social através da educação, qualificando profissional e emocionalmente nossos jovens, é o único caminho de bases sólidas a ser trilhado para que possamos fazer realmente a diferença em suas vidas e em seu futuro”, completa Bricio. Da turma de 2012, dois jovens estão em processo de seleção na ZF do Brasil, e podem tornar-se futuros colaboradores da empresa.

Entre março e dezembro do ano passado, de segunda a sexta-feira (das 7h30 às 14h), os 11 alunos formados assistiram as aulas de “Iniciação à Mecânica Básica Industrial” e, além do ensino profissionalizante, tiveram acesso a lições sobre Relações Humanas, Comunicação e Expressão, Saúde, Ecologia, Empreendedorismo, Artes, Inglês, Informática e Atualidades.

Para ter acesso ao Projeto Pescar, as famílias de jovens interessados devem se inscrever sempre em dezembro na área de Responsabilidade Social do Grupo ZF, que fica na fábrica em Sorocaba (SP). Os requisitos para aceitação é que o futuro aluno tenha idade entre 16 e 17 anos, esteja cursando o Ensino Médio e tenha renda familiar igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo.

Há também alunos que são indicados por colaboradores da empresa, e outros que são direcionados por órgãos como as secretarias da Cidadania e da Juventude de Sorocaba (SP) e pela Pastoral do Menor da Igreja Católica. A próxima turma do Pescar começará suas aulas em março de 2013.